Mordaça (O Importante é que a emoção sobreviva)

Negar é mentir. E mentir ao cubo. Como negar o desalento com o retrocesso que estamos vivendo? Como negar a decepção com a falta de apoio popular para reagir às injustiças que estamos sofrendo? Por que ninguémse preocupa em fazer certas perguntas, tipo:- Onde foi que erramos? Ou: - Por que não fomos capazes de politizar as massas e não construímos uma base de apoio popular para o caso de surgir um retrocesso? Mais: - Cadê as bases, as massas, os movimentos populares? Oura peguntinha importante: -De que serviu o deslumbramento com os tapetes, vinhos finos, mordomiase a ilusão do poder pelo poder? E também: -Como quem se distancia das bases pode exigir que elas se mobilizem paa defender quem as abandonou? A verdadeé que do Oiapoque ao Chuí essas lideranças que botaram sapato alto e se isolaram do povo são hoje vistas com desconfiança e desprezo.

Na minha região, dia desses, chegou u figurão da esquerda para se reunir com as bases, só havia meiadúzia de pessoas, não chegou a dez. Motivo: o sujeito abandonou as bases e agora está exigindo mobilização. Não tem credibilidade.

Dói, constrange, entristece e revolta a situaçãode isolamentodesses peseudos líderes. Eles estão colhendo o que plantaram. É muito triste. Pessoalmente isso me causa u certo desalento, mas acho que do próprio povo nasceram novos líderes e o povo dará a volta por cima. A lição precisa ser aprendida. A única lideranla, pelo menos na minha região, que possui prestígio com o povo é Lula, podem perseguir, condenar, prender, mas Lula é o maior líder na minha região, candidato leva 80 ou 90% dos votos. O momento é de apreensão e constrangimento, mas não podemos perder a coragem e nem a emoção da solariedade. O importante é que a emoção sobreviva. Asaída virá do povo, mas cedo ou ais tarde, mas virá. Juro.

Para fechar essa arenga de desalento vou transcrever a letra de ua música de Eduardo Gudin e Paulo César Pinheiro, "Mordaça", que diz tudo que comentei:

"Tudo o que mais nos unu separou/ Tdo o que tudo exigiu renegou/ Da mesma formaque quis recusou/ O que torna a luta impossível e passiva/ / O mesmo alento que nos conduziu debandou/ Tudo o que tudo assumiu desandou/ Tudo que se construiu desabou/ O que faz impossível a ação negativa.// É provável que o tempo faça a iusão recuar/ Pois tudo é instável e irregular/ E de repente o furur volta/ O interior todo se revolta/ E faz a nossa história se agigantar// Mas só se a vida fluir sem se opor/ Mas só se o tempo seguir sem se impor/ Mas só se for seja lá como for/ O importante é que a emoção sobreviva.// Ea felicidade amordace essa dor secular/ Pois tudo no fundo é tão singular/ É resitir ao inexorável/ O coração fica insuperável/ E pode em vida imortalizar".

Baixem a música. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/04/2018
Código do texto: T6320651
Classificação de conteúdo: seguro