ABOIO MARAJOARA

Deliciava-me lendo “A LETRA BRASILEIRA DE PAULO CESAR PINHEIRO – uma jornada musical” livro escrito pela jornalista Conceição Campos, paraense de Belém, contando a historia do Paulo Cesar Pinheiro e de suas músicas.

Quem me dera ter feito as mais de duas mil letras de música como ele conseguiu. Sei que é impossível, pois comecei muito tarde e minhas cento e sessenta parecem nada junto das suas. Minha primeira fiz aos cinquenta e oito anos. Ele aos quatorze. Mas com certeza serviram-me de inspiração, e como...

Ao ler uma de suas histórias, vi que o Paulinho, como os amigos o chamam, fez pelo menos uma letra relacionada ao aboio, aquele som melancólico produzido pelos vaqueiros quando levam sua boiada, quer seja pra vida quer pra morte. Coitada da vida de gado...

Imaginei que também podia fazer uma, inspirada no vaqueiro marajoara, mas sempre pensando na vida, quando tudo fazem para salvá-los da enchente, na época das intensas chuvas da região. Para conseguirem a façanha necessitam fazer marombas que é como chamam o tablado de troncos, ou jiraus de paxiúba, encarapitando-os nelas e alimentando-os até que as águas baixem.

Meu cérebro guardou a informação até que um dia, vinha pra casa, dirigindo meu carro, quando senti uma melodia dolente em três ou quatro frases. Não ouvi. Apenas senti. Era o aboio capaz de levar o gado, como que encantado, para onde necessário fosse, mas que naquele momento levava minha imaginação fazendo-a imergir nos mais deliciosos sonhos. Fiquei repetindo a melodia até chegar a minha casa, para não esquecê-la. Cheguei, gravei, já com as palavras do refrão, e guardei. Milagroso gravador do celular...

No outro dia pedi para minha esposa Mônica fazer o restante da letra que saiu assim:

Eh boi! Eh boi!

Vamos levar a boiada

Eh boi Eh boi

Vem comigo pra invernada

Vaqueiro do Marajó

Com aboio encanta o gado

Poe manada protegida

Tira seu boi do igapó

Salva até vaca parida

Leva até pro cafundó

Quando a chuva vem roncando

O boi já esta marombado

Aí só búfalo aguenta

Pisar fora do tablado

Não tem boiuna que ataque

Isso é que é bicho danado

Valente não sofre o baque

Ele entende do riscado

Até a onça pintada

Respeita búfalo arisco

Atrás da bicha malvada

Avança que nem corisco

Aí só voltar pra casa

Boiada não está mais só

Não tem enchente que espante

Vaqueiro do Marajó

Gostei, juntei com a melodia gravada do aboio propriamente dito e mandei pro Gervásio. Mais uma maravilha da tecnologia. Internet milagrosa...

Já fiz várias músicas em parceria com ele assim. Imagino os temas que podem agradá-lo, faço toda a letra e o inicio da melodia ou o refrão e depois digo como o Eduardo: Te vira...

Na maioria das vezes o conjunto fica muito bonito. Uma sinfonia a quatro mãos, ou melhor, a duas cabeças. Vejam como ficou essa. Cantei, em 2017, no show junino do Clube do Camelo “Pulando Fogueiras”, acompanhado pelo Gervásio e banda.

O público gostou muito. E vocês?

O vídeo do show está em https://www.youtube.com/watch?v=kS3Lu27xOHk

O áudio está no recanto das letras em https://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/79286.

Escutem!