P e s a d e l o

Estava muito jururu, mas de repente, não mais que de repente, me lembrei de outros tempos em que tinha esses messos surtos de desalento devido ao clima opressor da ditadura militar, mas em meio àquela prostação sempre batia um lampejo de esperança, uma reação, um ato de coragem, um movimento, uma contestação, um poema, um romance, ua música, uma resistência e a gente retemperava as forças e fazia fé na história e no povo.

Foi pensando no passado e na necessidade de relembrá-lo com mais vigor que remexi nos guardados buscando velhas fitas cassetes com músicas da época. Achei várias, mas uma delas, não sei ainda por quê, me lembrou que serve ´para o presente, demonstra que podemos enfrentar essa onda de fascismo que está se instalando no país. Sim, oubindo essa música senti que pode haver uma ponte, uma saída, a volta por cima, que quem deve medo são os oprssores e os fascistas. A música é "Pesadelo", de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro,interpretada pelo MPB 4. Baixem essa música, ouçam com atenção, ela nos ajuda a acreditar que vamos derrotar o fascismo. Vou transcrever a letra:

"Quando o muro deparauma ponte une/ Se a vingança encara o remorso pune/ Você vem me agarra, algué vem me solta/ Você vai na marra, ela um dia volta/ E se a força é tua, ela um dia é nossa./ Olha o muro, olha a ponte, olha o dia de ontem chegando/Que medo você tem de nós, olha aí// Você corta um verso, eu escrevo outro/ De repente olha eu de novo/ Perturbando a paz, exigindo troco/ Vamos por aí eu e meu cachorro/ Olha um verso. olha o outro/ Olha o velho, olha o moço chegando/ Que medo você tem de nós, olha aí.// O muro caiu, olha a ponte/ Da liberdade guardiã/ O braço de Cristo no horizointe/ Abraça o dia de amanhã, olha aí/".

Ouçam a música. Não podemos entregar os pontos. Inté.

P.S. Sugiro aos que estão se rejubilando com a injustiça buscar´alento nas músicas que embalavam os fascistas de antes, as músicas de Don e Ravel, e, hoje, quem sabe, as musicas de Lobão, sem esquecer de ver vídeos de Alexandre Frota.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/04/2018
Código do texto: T6313471
Classificação de conteúdo: seguro