Mobral Político

Com certeza todos as hermanas e hermanos do RL já leram e refletiram sobre aquele desabafo do grande pensador alemão, Betolt Brecht, que inicia assim: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos e patati e patatá...".

É claro que o pensador não estava se referindo aos analfabetos popriamente ditos, às pessoas que devidoàs condições estruturais do país não tiveram acesso à instrução, Brecht falou foi dos analfabetos políticos que saber ler, que possuem certa instrução, mas que, nao obstante isso, seomitem do dever civico de participar das lutas populares, se omitem, diga-se de passagem, por imbecilidade e covardia. São os que batem no peito e se dizem apolíticos e ensam que assim procedendo estão agindo corretamente, quando na verdade, com a sua omissão, só ajudam os iores candidatos, as nulidades, aquees que jamais estarão do lado das causas democráticas.

A atual situação do país está ruim em grande parte devido à covardia desses analfabetos políticos que se omitindo do debate servem apenas aos interesses dos maus políticos. O interessante e trágico é que essas pessoas que raciocinam daseguinte forma: todos sos poiticos sãoiguais, todos calçam 40, assim tanto faz um como o outro. E, o pior, optam sempre por aqueles que lhe fizerm um favor, atenderama um pedido de seu parente, enfim, trocam votos por favores e benesses, respaldfando, portanto, o sistema anacrônico. Esse raciocínio predomina na classe media B, isto é, dentre aqueles trabalhadores e rofissionais liberais que ganham (ainda) muito mais que a média dos assalariados de renda mais baixa, sao os que têm pavor de ser confundidoscom os verdadeiros trabalhadores, preferem esses bestalhões metidos a elitizados, endossar o que há de pior na politica.

Dói constrange e revolta constatar esse fato, mas é a pura verdade. O mobral politico está na classe media. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/04/2018
Código do texto: T6313242
Classificação de conteúdo: seguro