"Você precisa de uma religião"

Dia desses conversando com uma prima, uma religiosa fervorosa e excelente figura humana que não se conforma por eu não possuir religião, ela voltou a me fustigar: - Você precisa de uma religião. Quem sabe se tivesse ma não estaria melhor de saúde? Sempre rio dos carões dela, mas é o que ela pensa e eu respeito. Mas continuo sem me ligar em nenhuma religião, e não sinto falta delas. Juro. Mas jamais vou criticar quem é religioso. O que critico é o fanatismo religioso, o fundamentalismo, esse tipo de religião que aliena endossa o obscurantismo.

A minha prima estranha minha não religiosidade porque sou filho de uma tia dela, minha saudosa mãe, que era católica e foi inclusive Filha de Maria, além do fato de meu pai, mesmo sendo comunista, ser espírita. Não ter me tornado nem católico e nem espíritacausa nessa prima estranheza. Sim, nao segui nem minha mão e nem meu pai no tocante à crença, mas incorporei o que uga mais importante na crença deles.

Sempre questionei os rituais religiosos porque nao celebram a vida como ela é, mas sempre com normas, dogmas, medos, pressão, induzindo à alienação. Tem mais: onde está escrito que o Criador passou procuração a esses religiosos que querem ensinar o povo a viver?

Vejam bem, euaté gosto de visitar os templos e igrejas, além das capelinhas humildes, mas quando estão vazios, adoro aquele silêncio, sinto que ali estão incorporados preces, promessas, confissões, aflições... Admiro, ainda, as catedrais, seus vitrais, mas prefiro mesmo o som que vem da rua, o vento, o testemunho de vida de verdade.

Estou divagando, admito, colocando em evidência algo pessoal que ningupem quer saber, assim para concluir sta maltraçada sem noção, vou transcrever um trecho de um romance de Pascal Mercier: "Não quero viver num mundo sem catedrais. Preciso do brilhodos seus vitrais, de sua calma gelada, de seu silêncio imperioso. Preciso das marés sonoras do órgão e do sagrado ritual das pessoas em oração. Preciso da santidade das palavras, da elevação da grande poesia. Preciso de tudo isso. Mas ançao menos neccessito da liberdade e do combatea toda cueldade. Pois uma coisa não é nada sem a outra. E que ninguém me obrigue a escolher". Eu escolhi não ter religião, mas ser cristão. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/04/2018
Código do texto: T6309320
Classificação de conteúdo: seguro