Caráter, o diferencial

Sou um homem definido: tenhoas minhas idéias e delas nao abro mão. Além disso, dentro das minhas limitações, defendo e tento divulgar essas idéias (ainda boto acento). Não nego que, às vezes, sou muito veemente e arengueiro nos meus textos políticos. Sei que extrapolo, mas tenho o maior cuidado para não provocar e nem ofender ninguém. Gosto do debate. Do debate franco, democrático, leal e respeitoso. É claro que não renuncio ao meu estilo e, aqui e acolá, apelo para uma brincadeira, uma tirada de humor, uma ironia..., mas sem que isso descambe para provocação ou ofensa, até porque prezo e respeito muito as pessoas que pensam diferente de mim e que mantêm comigo uma interação e debate respeitoso, mas sem necessidade de perdermos nossas referências e muito mnos descambarmos para o insuto, a ofensa, a provocação. Democracia para mim é o regime em que um diz e o outro diz; um dis e o outro tem o direito de discordar. E tudo isso sem necessidade de ofensa e nem provocação.

Na minha opinião o que temos obrigação de ter é caráter. O caráter é o diferencialdo ser humano. Sem caráter a pessoa não é gente, é coisa. Na vida podemos perder, dinheiro, bens e cargos, posições, coisas materiais, mas não podemos perder o caráter. Pouca coisa se perde quando não se perde o caráter.

Neste final de noitede sábado, triste com a situação do país e do mundo, apenas para reforçar essa maltraçada em dfesa do caráter vou transcrever uns versos do poeta Sidonio Muralaha que dissecam o que penso do assunto:

"Parar. Parar nao paro./ Esquecer. Esquecer não esqueço./ Ae caráter custa caro/ pago o preço// Pago embora seja raro./ Mas homem nção tem avesso/ e o peso da pedra eu comparo/ à força do arremesso.// Um rio só se for claro./ Correr, sim, mas sem tropeço./ Mas se tropeçar não paro/ - Não paro e nem mereço.// E que ninguém me dê amparo/ Nem me pergunte se padeço./ Não sou e nem serei avaro/ - se caráter custa caro/ Pago o preço".

Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/04/2018
Código do texto: T6308735
Classificação de conteúdo: seguro