Subversivo em compotas

Como já afirmei diversas vezes, o meu pai era comunista (também era espírita, juro). Por causa disso seus filhos eram discriminados. E marcados para sempre com a fama de subversivos. Eu semre fui esquerdista, mas, creiam, nao por herança, mas por entender que o capitalismo era a exploração dos pobres. Era mais nacionalista que esquerdista. Mas não perdi a fama de comunista. E nunca me importei com isso, sempre tirei de letra a discriminação.

No entanto, ela sempre me perseguiu: em 1964, logo depois do golpe militar, tendo sido aprovado num concurso de um banco oficial, assumi o emprego. Mas dois meses depois fui denunciado à direção do banco como subversivo, uma "comissão de notáveis" da cidade de Pesqueira (onde assumi o emprego) me denunciou e deu como prova ofato (souberam por intermédiode um "cabuêta" de Arcoverde) que assinara a lista pedindo a legalização do PCB. A direção do banco pediu ao gerenteque averiguassea denúncia e se pronunciasse. Esse gerente era gente boa, de vez em quando, à noite, tomávamos uns cubas-libres, ele tinha um parente no Recife que fora perseguido. O cara fez o seguinte, ele mesmo, botou uma notinha bem pixototinha no Diário da Noite, um jornal que só saía à noite, não era dos mais lidos, em Pesqueira só umas dez pessoas liam, onde eu afirmava que assinara a lista pedindo a legalização do PCB por engano, pensando que era para calçar a rua que eu morava ( rua havia sido calçada há 30 anos). O banco aceitou a explicação, rasgaram a denúnica. Aleluia!

Continuei com as minhs idéias, nao mudeiuma vírgula, durante todo o tempo da ditdura acompanhei a oposião,o MDB, quando bebia pichava a ditadura, mas nunca foi incomodado. Outra denúncia só surgiu depois da Redemocratização porque apoiei decididamente a causa dos índos xukurus, a retomada de suas terras, direito reconhecido pela Constituinte. Houve a apuração, mas apenas formal, afinal eu apenas exerci um direito constitucional. Rasgaram essa outra denúncia, mas eu fiz questão de ficar com uma cópia da denúncia e sempre execro os dedos-duros.

Bem, como sempre tive essa fama de subversivo, eu mesmo acreditava que tinhaum robusto dossiê no Dops, nunca tive a curiosidade de lê-lo. Mas um irmão e um amigo, uns gozadores, foram levantar a minha ficha e tiraram uma cópia. Pois bem, ela tem apenas o meu nome, filiação, número do tpituo de eletor 6989, da 57 zona, e a observação: "Em 1964 assinou untamente com outros o reconhecimento do P.C.B.". Só isso. Fiquei decpcionado, era um retrato sem retoque de um subversivo em compotas.

Imaginem a gozação. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/04/2018
Código do texto: T6307628
Classificação de conteúdo: seguro