Impressionante mas não surpreendente

Li no jornal (ainda leio jornais impressos) que a atriz Giula Gam,51 anos, epois de 30 anos de carreira na Globo, foi demitida. Antes dela haviam sido demitidas Carolina Ferraz, Maitê Proença, Malu Mader e Isabela Garcia. E vários outrostambém foram dispensados. Mas houve ainda um caso deprimente, injusto, dolorido e cruel: a Globo ofereceu aos veteranos Tarcízio Meira e Glória Meneses, uma opção tipo Escolha de Sofia, um dos dois teria que pedir demissão. Tarcísio, elegante e generoso, saiu e deixou a esposa. Um absurdo, esse casal se confunde com a draturgia da Globo.

Essas decisões (?) fazem parte de um processo de enxugamento de despesas, corta-se sempre do lado mais fraco, aqueles que não são mais jovens. Estão ainda poupando Marieta Severo, Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Lima Duarte e outros porque estão bem no Ibope, assim que ficarem um pouco esquecidos serão demitidos. A Glo, segundo a imprensa especializada, vai priorizar atores jovens, tipo Burna Marquezine, Mariana Rui Barbosa...

É imprssionante essa política de demitir aqueles que não são mais jovens, alguns até apareceram naquele comercial de fim de ano, tocando aqueles bombos e cantandoo "hoje a fsta aé nossa...". Que festa? A ddemissão de veteranos? A empresa devia tentar ouytro tipo de enxugamento, esse está sendo muito cruel.

Mas algo na reportagem que li não só não me impressionoucomo também nao me surpreendeu: uma pesquisa feita pelo Provokers para o Google, no final do ano passado, constatou que 85% dos adolescentes entre 14 e 17 anos prefere estar diante do smartphone à tela do aparelho de tevê. Eu acho que o percentual é maior, juro. Digo isso porque moro numprédio vizinho a um dos maiores colégios do Recife, o Damas, e sou muito observador, nunca ouvi um só ovem, moça ou rapaz, falar em tevê em nada da tevê, nem novelas, nem noticiários, nem programas, só ogos de futebol. De vez em quando converso com uonte deles colegas dos meus neto (uma neta e u neto). Só se ligam nas maquinhas. Dizem a mirindo: - Vô, televisão é coisa de velho.

A tevê comercial ainda vai viver mais um pouco, uma parte dos adultos vai continua ligada nela, além de uma parcela dos mais pobres, mas com o avanço da tecnologia e da possibiidade de todo mundo se ligar na maquininha, a tevê comercial vai para o museu. Fica a tevê por assinatura. O fuuturo vai matar a tevê comercial. Nao sei se é bom ou ruim. Mas de uma coisa eu sei, o processo de agoniza da tevê comercial é irreversível. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/04/2018
Código do texto: T6304893
Classificação de conteúdo: seguro