Domínio do fato condenou Sócrates

Ninguém pense que os julgamentos injustos e condenações sem provas cabais são coisas de hoje. Não, isso vem de muito longe, há long long time. Antes de Cristo já se usava esse tipo de injustiça. Exemplo: Sócrates, o maior filósofo grego, foi condenado com base no tal "domínio do fato", dedução ao bel prazer, sem provas cabais. Um certo procurador (acusador) chamado Meleto forjou uma espécie de power point (sem a tecnologia de hoje, claro) e acusou o filosofo de subversão, corrupção da juvntude e toda espécie de ilações. Tudo por inveja, despeito, ciúme e raiva da dimensão de Sócrates.

Nada como lembrar ( talvez para refletir) lembrar um trecho do discurso de Sócrates na condenação inusta com base no domínio do fato da época:

"Senhores, já fui muito longe para me defenderdas acusações de Meleto. Não estou aqui para falar em meu benefício, nem no vosso. Se tivésseis a sabedoria de esperar mais um poucoi, vosso desejo de me extinguir seria satisfeito pela propria natureza. Tenho setenta e dosis anos - sou velho como vedes - e não muito distante do fim. Se me matardes agora, porém, todos os detradores de Atenas se apressarão em gritar que matastesSócrates, um sábio. Pois sempre que quiserem vos atacar me chamarão de sábio, mesmo que não achem. Serei condenado não por corruptor mas pela inveja e perfídia dos ambiciosos, que tem provocdo a morte de tantos varões íntegros e pelos séculos afora provocarão a morte d muitos mais. Não podeis me ferir, poque não podeis me atingir. Podeis apenas matar-me, exilar-me, ou cassar meus direitos políticos. Mas eu não serei o primeiro e não há perigo de ser o último".

Uma pergunta não pode calar: como a história rata Sócrates? Como trata Meleto? Um é exaltado, Sócrates, outro é execrado, Meleto.

Os julgamentos injustos sempre existiram. Infelizmente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/04/2018
Código do texto: T6304148
Classificação de conteúdo: seguro