Inglaterra: Educação e Saúde zero oitocentos

Hoje de manhã, mais uma vez, choveu demais em Recife. Fiquei até com medo, Não da chuva, mas de nao poder sair para ir ao supermercado fazer compras, principalmente comida: carne, ovos, pão, verduras e frutas. Felizmente a chuva amainou e a rua que estava intransitável, alagou tudo, voltou ao normal. No percurso fiquei pensando na irresponsabilidade dos prefeitos e governantes que não melhoram a infraestrutura da cidade, nem desentoopem canais esgotos e nem proibem que se construa no caminho das águas.

Bem, já no supermercado, estava escolhendo umas bananas (adoro banana), quando ouvi uma senhora dizendo a um senhor: - Estive na Inglaterra e fiquei impressionada com a excelência da saúde pública e a educação. Mesmo sendo gratuita é de alto nivel. Juro que pensei que era brincadeira, esse SUS excelente e gratuito e essa escola boa e de graça. Ainda fiquei na dúvida, mas a curiosidade e dúvida venceram e me dirigi à senhora, uma pessoa muito eduada e sem dúvida instruída, e disse: - Com licença, minha senhora, desculpe minha intromissão na sua conversa, mas me tire uma dúvida: a saúde e a educação na Inglaerra é zero oitocentos? E são ambas de qualidade? A senhora riu e respondeu: - É verdade, sim, tenho um filho médico lá e uma filha estudando física em Londres.

Não posso duvidar da senhora, mas fico pensando: se isso é verdade, vou ser franco: é uma vergonha para o Brasil e para as autoridades e imprensa que vivem louvando o ensino e a saúde paga e ustiificando como livre iniciativa. A Inglaterra não é um aís livre e democrático?

Vou dar uma pesquisada no assunto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/04/2018
Código do texto: T6303208
Classificação de conteúdo: seguro