MPB e Povo

Para mim a luta continua, sem raiva, sem rancor e sem ódio. Sou daquelas pessoas que confiam em Deus e no tempo - o senhor da razão, como dizia São Paulo. Mas não vou de jeito nenhum cair na tentação de perder a cabeça, a hora de resistência continuada, inteligente e, acima de tudo, pacífica. Sei que estamos, como disse o saudoso Rubem Alves, à beira do abismo, nele só existe alguns moranguinhos, a possibilidade da esperança.

Bom, vamos ao assunto central desta maltraçada, sou um cara que escreve de vez e comandado pelo que dita a memória e algum sopro da realidade,como que toca um instrumento apenas de ouvido. Vou falar sobr música. Muitos estudiosos e experts em música afirmam que a maioria dos brasileiros rejeita a verdadeira MPB. Certo? Há controvésias. Digo isso porque par que o povo rejeite ou goste da MPB, ele precisa conhecê-la. E a maioria não conhece a sua musica, uma das mais belas do mundo. Para conhecer era preciso ter ouvido a música desde criança. Mas isso não acontce. A MPB, salvo raras exceções, não toca no rádio e nem na tevê. Resultado: o ovo só ouve o pior da música, a m~usica descartável, música tipo porcaria.

Por outro lado, os ingressos para os shows dos grandes cantores e compositores são proibitivos para o povo, custam quase sempre um quarto ou quase meio salário mínimo. Nada contra os artistas, mas é devido também ao alto custo dos ingressos que o povo não conhece a MPB.

Antes havia nas capitais e maiores cidades o "Projeto Seis e Meia", que cobrava um ingresso de valor quase simbólico porque havia patrocínio do governo e outras entidades. Vi nesses shows, acho que na década de 80, todos os grandes nomes da MPB, talvez a preço de hoje o ingreso fosse no máximo cinco reais.

Acho que só com a volta desse projeto e a reulação da mídia obrigando tocar a MPB, além das escolas também incentivarem, poderemos no futuro ter um povo que conhece a nossa MPB. Mas isso é sonho. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/04/2018
Código do texto: T6303190
Classificação de conteúdo: seguro