R a i v a

Sinceramente, daqui do meu cantinho, apenas com o rádio ligado com um pen drive, de vez em quando o neto me mostrando na sua maquiinha notíicias sobre o Lula, lendo o romance "Veritas", escrio por um americano, mistura e suspense e mistério (comprei esse livro num sebo por dez reais e é arretado),assustado com opé d'água que caiu aqui em Recife, ainda está chovendo mas sem muita intensidade, ms ninguém entra e nem sai do prédio, a água está dndo na canela, fiquei impressionado com alguns comentários, memes, mesagens e declarações raivosas demais contra o Lula. Ora, o cara já está condenado, daqui a pouco será preso, por que essa raiva, esse rancor, esse ódio todo? Há alguns que estrapolam, é como se estivessem babando de raiva. Isso não é civismo. É algo que foi incutido nas mentes e corações desse pessoal, é como se fosse uma cultura fascista. Sou um home velho, sempre fui contra sses excessos, inclusive divergi do próprio PT quando fazia certas pichações e ataques. Sou u cara arengueiro, mas detesto ódio, raiva, rancor, essas vinditas, esses sarros.

Já disse várias vezes que sou um sujeito que tem um grave defeito: não se perdoar. Mas aanão sou homem de vingança, de ódio, rancor, de tirar sarro com quem está vencido. Detesto covardia. Sim, admito que fico indignado e ataco o sistema e até algumas figuras públicas, mas sem ódio, sem raiva e sem rancor. Acho que quem é movido pelo rancor, pela raiva e pelo ódio se apequena. Sempre gosto de citar minha avó materna. Quando ela se deparava com algupem muito raivoso dizia: - Esse sujeito está de mão dada com o astral inferior. Bingo!

Sobre a raiva gosto do que disse Buda: "Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com intenção de jogá-lo em alguém; é você quem se queima". Shakespeare advertia: "A raiva é um veneno que bebemos esperando que os outros morram". Um escritor chamado Sormeset Maugnham (?), autor de dois romances arretados, "O Fio da Navalha" e "Servidão Humana" afirmou: "A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos".

Mas a minha atual frase preferida sobre a raiva é do Chico Buarque num verso de uma das suas últimas músicas: "Filha do medo, a raiva é mãe da covardia".

Nao sei o que será do futuro, não tenho bola de cristal, mas sei que um clima onde pontifica a raiva, o rancor e o ódio não pode trazer nada de bom. Mas sou um homem que, apesar dos pesares, tem esperança, o sonho do homem acordado. Detesto a raiva e acovardia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/04/2018
Código do texto: T6301600
Classificação de conteúdo: seguro