Dom Hélder e os julgamentos

Não posso negar que estou triste, mas sereno, não sou defensor do desespero, sou um homem que acredita na sperança, o sonho do homem acordado. Estamos vivendo um momento tenso, há muitos justiceiros, muita gente àvida por castigar, muita falta de misericórdia e de justiça de verdade, condenações sem provas cabais e contundents são uma negação da justiça. E justiça não é ilação e nem convicção própria. Mas isso é uma opinião minha, há quem não pense assim, cada cabeça é um mundo. Mas o que desejo neste final de noite quando, sem provas cabais, se decretou a prisão do ex-presidente Lula, é apenas conviar as hrman e hermanos que generosamente lêem minhas maltraçadas a ler uma crônica do saudoso Dom Hélder Câmara, escrita nos tempos da ditadura (que pode voltar, ninguem duvide). Eis a crônica:

Não Julgueis e não serás julgado

Dom Hélder Câmara

"Com que facilidade nós todos julgamos, condenamos e fazemos nossos comentários, ferindo, de cheio, a discreção e a caridade...

"Cristo bem que avisou: "Não julgue e você não será julgado. Com a msma medida com que você medir, você será medido.

Quer dizer que, em rigor, poderíamos escapar do julgamento. Se passássemos pela terra, sem julgar, quando chegássemos , tímidos, diante do Juiz, Ele nos supreenderia dizendo: 'Não, você não será julgado, porque, na terra, você não julgou'!...

"Ao contrário, parece até que queremos ser julgados no miudinho, no picadinho, pois julgamos e condenamos até erros miúdos, cometidos por nosso irmão.

"E no entanto, Cristo tem pra l[á de razão - nós nao temos condições de julgar...

"Para julgar seria necessário estar dentro da criatura e acompanhá-la, desde o nascimento, medindo as influências positivas e negativas que condicionam o procedimento de hoje. Mais ainda: como cada um já traz a sua herança, seu equipamento hereditário, seria preciso conhecer, de perto e por dentro, até pais e avós...

Há muito quem diga: 'Eu não julgo, eu vejo. Quer que eu não veja?' O que é que nós vemos? Vemos a fachada. Nenhum de nós mergulha no pnesamento e no coração das criaturas.

"E isso de ver só do lado de fora engana muito: pode haver cara de santo e o íntimo de miséria, e pode haver cara de aparência suspeitae o coração ser muito bom.

"Deus permite que, tantas vezes, sejamsos julgados de maneira errada, para ver se nos convencemosde que é impossível julgar os outros.

"Quando, diante de nós, a vida do próximo for estraçalhada, sem parecer que julgamos e censuramos os que jogam pedradas,sem parecer que nós somos os bonzinhos, os santinhos, lembremos alguma qualidade boa, de quem está sendo apedrejado... E que ninguém alegue que há pessoas que so têm maldade. Isto é simplesmente impossível. Ninguém , absolutamente ninguém é, ruindade, da cabeça aos pés...

"Quem não precisa da misericórdiade Deus? Por que não assumir uma atitude larga e generosa preparando nosso julgamento generoso e largo?...

"Quando nos conveceremos e que, neste Mundo, há muito mais franqueza do que maldade? ... Basta lembrar a atitude de Cristo para com os seus algozes no Calvário... Eles nao fizeram apenas matar o Cristo. Há humilhações piores do que a morte: Ele rcebeu bofetadas e escarros no rosto; foi deixado despido, diante da multidão. Quando se podia pensar que ao menos aqueles seriam severamente castigados, quando se poderia pensar que ao menos sobre eles Cristo pediria fogoao Céu, o Mestre disse ao Pai: 'Pai, perdoai, eles não sabem o que fazem'.

"Um pensamento capaz de resumir toda esta Meditação e digno de ser guardado para o resto da vida, é o aviso de Cristo: 'Não julgueis e você não será julgado. Com a mesma medida com que medir, será medido".

Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/04/2018
Código do texto: T6300838
Classificação de conteúdo: seguro