Ainda e sempre a possibilidade da Esperança

Acho que sou um cara cheio de defeitos, arengueiro, sem cultura, pobre, doente e sem nenhum prestígio. Sou também alguém que tem um pecado grave: nao sei perdoar quem me ofende. Mas não sou vingativo e nem odiento. Mais: sou daqueles que mesmo em meio ao desalento, tristeza e toda sorte de decepção, inclusive o desapontamento com lideranças mofinas, nao desiste, não entrega os pontos, não desiste de lutar. Acho sinceramente que a esperança é o sonho do homem acordado em qualquer circunstâncias, por mais adversas que sejam. Par mim, como dizia Cronin, o inferno é lugar onde se perde a esperança. E a esperança eu nunca vou perder. Não vou brigar com ninguém, me indispor e nem escuhambar. Mas permaneço com minhas convicções e achando que vale a pena lutar, que tudo vale a pena, como dizia o poeta, quando a alma não é pequena.

Sem nenhum revanchismo e sem nenhum rancor, sem raiva de qualquer espécie e muito menos sem medo, lembrando o Chico, a raiva é fialha da medo e mãe da covardia, reitero minha opção pelos pobres e pelo socialismo, e apenas aproveito este fim de noite de um dia que a história mais tarde vai descrever com detalhes, vou apoenas transcrever um trecho de um escrito do saudoso Professor Rubem Alves:

"Hoje não há razões para otimismo. Hoje só é possível ter esperança. Esperança é o oposto do otimismo. O otimismo é quando sendo primavera do lado de fora, nas ce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração. Camus sabia o que era a esperança. São suas as palavras: 'E no mio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível'. Otimismo é alegria 'por causa de', coisa humana, natural. Esperança é alegria 'a despeito de', coisa divina. O otimiso tem suas razões no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas ele morre. A esperança se contenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce. Basta-lhe um morango à beira do abismo. Hoje é tudo que temos, morangos à beira do abismo, alegrias sem razões, a possibilidade da esperança".

Adoro morango. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/04/2018
Código do texto: T6299969
Classificação de conteúdo: seguro