Serenidade e Paciência dos Pobres

Quem melhor escreveu sobre a América Latina foi, sem dúvida, o saudoso Eduardo Galeano. Ele dissecou a exploração de Nuestra América peo capitalismo e pelo imperialismo. Seus livros, principalmente "As Veias Abertasda América Latina", são clássicos. Neles ele demonstra que a exploração se deu porque alienarm o povo. Um povo alienado é fácil de dominar. E nessa exploração o imperialismo teve a ajuda não só dos entreguistas mas das religiões.

Mas, por incrível que pareça, acho que na literatura, mesmo na ficção, há a mesma contundência de Galeano e talvez com mais vigor. Ontem relendo um livro de crônicas de um dos melhores escritores do Brasil em todos os tempos (que só escreveu crônicas), Rubem Braga, encontrei nua delas um trecho em que ele define a pobreza alienada: "...eu vinha como hoimem que vai e vem, e já teve noites de tormenta e madrugadas de seda, e dis vividos com todos os nervos e com toda a alma, e charnecas de tédio atravessado com a longa paciência dos pobres...". Essa longa paciência dos pobres é uma verdade abissal.

Quando li a crônica de Braga lembrei de um conto de Gabriel Garcia Márquez no livro "Funerais de Mamãe Grande", o cnto é "Sesta de Terça-Feira", onde ele narra uma viagem de trem de segunda classe de uma mulher pobre e sua filha que vão a um povoado nos confins da Colômbia visitar a cova de um filho que fora assassinado, ele descreve a paisagem desoladora, os preconceitos, as agruguras, a pobre muher levava um saco de pástico com comida e um pacotede velas para colocar na cova. Chega na hora que o povo do lugar acorda da sesta ávido por especuar a vida dos outros. Numa expressão Gabo disseca a pobreza dos espoliados: "... e a serenidade escrupuosa da gente acostumada à pobreza". Bingo! É isso mesmo, os mais pobres estõ completamente acostumados à pobreza, estão serenos. O capitalismo selvagem, o imperialismo e a casa grande conseguiram alienar totalmenteos pobres.

Dói, constrange, revolta mas é um fato. Não há como deixar de admitir, o povo está vencido, alienado, completamente batido. E quem mais contribuiu para isso foi a midia.

Vejam que ela está até mis cínica, como estamos em ano eleitoral e ela quer eleger o seu candidato, nao importa qual, mas de confiança dela e da casa grande, a emissora mais forte e mais sem-vergonha, a Globo, está mostrando no horário nobre um novo guia eleitoral o dela, mostrando o Brasil que o povo quer... Mostra o que ela quer, seeciona, edita, quer mostrar um Brasil e um povo que não existe. Efaz essa exploração política e fascista sem que ningupem conteste. É a pobreza serena e paciente. Mas um dia a casa cai. Se Deus quiser. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/04/2018
Código do texto: T6298617
Classificação de conteúdo: seguro