Deve ser piada...

Estive conversando com um sujeito que trabalha numa empresa fundo de quintal na área da informática. É pequena a empresa mas é muito procurada, e o cara é o cão chupando manga na matéria. Tem mais: o sujeito é um conhecedor profundo do mundo acadêmico. Não sou amigo dele, apens conhecido do cfé, boteco e banca de revistas, assim sempre batemos um papo.

Um dia desses ele estava dizendo, na banca de revistas, a outro sujeito que há escritórios que produzem teses de mestrado e doutorado. Fiquei perplexo, o beijão quase cai nos pés. Perguntei: - Isso é verdade ou piada. O escritório produz a tese ou apenas digita e revisa? Ocara riu da minha ingenuidade e mandou ver: - É verdade, cara. Tem mais: não é difícil produzir uma tese, em quaquer campo acadêmico, basta ajustar, trocar alguma coisa aqui e acolá, retirar uma citação e botar outra, enfeitar o maracá, é tudo cópia, xeróx, cola, fila, salvo honrosas exceções. Vou mais longe: tem equipes que até treinam o acadêmico que vai apresentar a tese. Isso não é novidade, é coisa antiga.

Ainda penso que é piada, o cara deve ter me gozado, não é possível que se possa encomendar uma tese de mestrado ou doutorado. Deve ser piada, se não for é um absurdo. Comentei isso com um amigo que conhece a ára acadêmcvia e ele me disse: - Bicho, mestrado e doutorado só serve para aumentar o salário, o profissional só aprende fazendo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/04/2018
Código do texto: T6297609
Classificação de conteúdo: seguro