Churchil e a Democracia

Como todos sos grandes líderes mundiais, Churchil era um ser humano e, portanto, passível de erros. Errou bastante, mas acertou muito mais que errou. Além disso era um democrata. Foi democrata até no comando da resistência ao nazismo. Mas por ironia do destino ou por picuinha dos ingleses, ele perdeu as eleições depois da guerra. Ele que comandou o país na guerra foi derrotado nas urnas. Perdeu e aceitou a derrota, não pediu recontagem de votos e nem fez nenhuma ilação a respeito da seriedade do sistema eleitoral inglês. Não era um democrata em compotas. Sobre a Democracia ele é autor de uma frase arretada:

"A Democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas".

É uma verdade abissal. Fora da Democracia não há liberdade. E sem liberdade caimos num regime totalitário. A democracia é tão necessária ao ser humano como o ar que ele respira. Demicracia é o regime em que um diz e o outro diz: em que um diz e o outro tem o direito de contestar.

Infelizmente estamos vivendo uma fase muito difícil na vida do nosso país, todo democrata está temeroso e por isso mesmo deve lutar pela preservação do estado de direito e da democracia.

Pena é não contemos com uma imprensa democrática e imparcial, mas com uma imprensa que trama contra a democracia. Só pra lembrar Churchil: "Não há opimião pública. Há opinião publicada". Disse tudo. A mídia está fazendo a cabeça do povo e pondo a democracia de escanteio. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/04/2018
Código do texto: T6296941
Classificação de conteúdo: seguro