Presepada do Destino

Estamos chegando ao fim da Sexta-Feira da Paixão. Passei parte do dia lendo um romance e ouvindo, no velho som de guerra, um pen drive de músicas orquestradas. Mas de vez em qando dando uma paradinha e recordando o passado, um vício, quase uma obsessão. Numa dessas incursões pelos anos dourados me lembrei de um causo arretado e que ainda hoje me causa um certo espanto. Juro.

Vamos, como dizia o esquartejador londrino, por partes. Há nos relacionamentos humanos algo que acho incrível: às vezes eles começam com, pasmem, uma certa antipatia mútua e, com o passar do tempo, vira amizade sólida. É claro que isso é uma exceção, a antipatia inicial sempre permanece na maioria absoluta dos casos. Mas que há as exceções, há, e conheci várias.

Conheço inclusive um caso desse tipo na área do amor. Sim, na ára do amor. Sou testemunha ocular, acreditem. Quando foram apresentados o carinha e a moça, a antipatia entre ambos foi imediata, flagrante, irreprimível, contundente. E daí por diante virou picuinha, ela falando dele e ele fazendo o mesmo em relação a ela. Era até engraçado. Só que com o tempo ela passou a boar defeitos nas namoradas dele, e o cara nos namorados da moça. Achava aquele comportamento ridícuo e chato. Cheguei a discutoir com os dois.

Mas uma senhora, madrinha de um grande amigo meu e mãe de uma moça e de um rapaz do lugar, que sempre permitia se fazer "assustados" (aquele arremedo de bailinho de adoescentes) na sua casa, onde havia uma radiola muito boa e discos a granel, a senhora servia até lanches. Gente muito fina. Bom, no auge do bailinho, eu estava sentado tomando um refrigerante batizando com rum que a gente levava escondido quando vi a moça e o rapaz discutindo, a cateação de sempre. Então a dona casa chegou´perto de mim, notou que eu detestava aquele clima dos dois e disparou com muita calma e divertida:

- Você é metido a observador, mas está se enrolando com algo muito evidente. Olha, rapaz - apontou para os dois discutindo -, eles não estão brigando não, estão é apaixonados. Essa desavença é amor. Só amor. Nesses dias encancaram o namoro e você se supreender porque não notou algo tão claro.Quando ele e ela discutem é ciúme um do outro, tudo farol. Pode acreditar no que estou dizendo. Tomei meu refrigerante batizado e achei que era brincadeira da senhora.

Mas foi tiro e queda. Dias depois estavam rodeando a praça abraçados, sem nenhum constrangimento, na maior cara de pau, o namoro demorou pouco, logo noivaram e um ano depois casaram. O interessante é que mesmo discutindo, divergindo, com algumas diferenças, foram felizes para sempre (pelo menos até agora).

Nunca esqueci esse causo, acho que devido a ter me enganado, mas acho um fato isolado. Acho que foi apenas uma presepada do destino. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/03/2018
Código do texto: T6295251
Classificação de conteúdo: seguro