Divagando sobre o Rei dos Reis

Acabei de colocar uma maltraçada sobre a Semana Santa, mas senti não ter comentado mais sobre Jesus Cristo o Rei dos Reis. Para mim a maior figura da humanidade em todos os tempos.

Vou apenas tentar realçar a sua figura à luz de trechos do Evangelho que me impressionam e que nunca sairam de minha mente e coração.

Adoro aquele trechoem que ele entra montado num burrinho em Jeresalém. Sem segurança, sem pompa, sem grandeza, sem aquelas vestes ridículas e caras dos bispos, cardeais e papas, sem nenhua ostentação, apenas aplaudido pelos oprimidos. Era o Cristo do povo.

A outra cena que me emociona é a que ele, presenciando a decisão de um grupo de fanáticos religiosos que ia apedrejar Madalena, grita enfático: "Quem não tiver pecado atire a primeira pedra!". Era o Cristo condenando a violência e a discriminação.

Há ainda aquela frase lapidar enconrada snos Evangelhos que ainda hoje é usada para advertir os avarentos e ricos sobre o perigo de se viver apenas em função do dinheiroi: "É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rio entrar no Reino dos Céus!". Era o Cristo condenando a riqueza desmedda e a avareza.

Da mesma forma Ele reagiu quando indgado pelo ovem rico sobre o que deveria fazer para levar uma vida sem pecados: "Dá o que tens e segue-me!". Erao Cristo afirmando que a riqueza corrompe.

Inesquecível é a cena dele de chicote nas mãos expusando os vendilhões do templo. Erao Cristo que não contemporizava com os sepulcros caiados.

Ele ainda se manifestou sobre a nececessidade da prevalência da alma sobre a riquezaquando fez a seguinte indagação: "De que vale ao homem conquistar todos os tesouros da terra e perder asua alma?".

E insistiu nas virtudes da cidadania, ética e bns costumes: "O oho é a lâmpada do corpo. Se teu oho é bom, too teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que está em ti está apagada, imensa é a escuridão".

Cristo era um pregador que de fato desejava rformar o mundo e a sociedade, mas também no que tange ao espírito. Não se pode separar o Cristo reformador social do Cristo religioso. Os dis formam um todo único e indivísivel. Por isso sua fiosofia perdura, independente do esforço que se faz para elitizá-lo pelos que vivem em templos e palacetes cercados de mordomias, vestifos de reis e abusandoda pompa e circunstância, esquecidos da humildade de Jesus. Esses nao estão seguindo os seus conselhos e filosofia de vida, mas procedendo como sepulcros caiados. Não há como não lembrar, neste momento de tanta conturbação no país e no mundo, dos conselhos do papa Francisco em relação à necessidade de reformar o mundo para acabar com a exclusao social. Se ahá um líder mudial que incorpora a filosofia de Jesus é o papa Francisco.

Vou fechar esta maltraçada, escrita por um não religioso mas que se considera cristão, citando a frase que mais admiro do Rei dos Reis:

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela".

Viva Jesus Cristo. Amém. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/03/2018
Código do texto: T6294951
Classificação de conteúdo: seguro