Molho Especial

Sempre fui um cara meio gozador e, na adolescência, um moleque. Sim, confesso. Um moleque na verdadeira acepção da palavra, como dizia uma professora. Se me arrependo? De jeito nenhum ou como eu dizia antigamente, de jeito maneira. Repetiria todas molecagens. Nunca fui santo, nem santinho do pau ôco, e so não aprontei mais porque era asmático.

Mas algumas das molecagens de mau gosto, daquelas que causavam mal-estar, quando lembro - ou quando me lembram - eu fico meio balançado, achando que se o tempo voltasse eu seria pelo menos mais ligth.

Vou lembrar uma molecagem nojenta: o caso do molho especial. Um casal de amigos dos meus pais foi almoçar na nossa casa. Mãe unto com uma cozinheira famosa do lugar fizeram um almoço nos trinques. O casal era constituído or uma muher muito simpática, popular, simples e muito delicada. Mas o esposo era muito chato, um porre, um sujeito muito exibido e contador de vantagens. Mas era amigo do meu pai. Acontece. Bom,, depois de se fazer sala, aquele negócio que antecede o almoço, fomos para a mesa grande, era enorme a mesa lá da casa dfo meu pai.

Vieram os pratos, o sueito logo botou o olho grande no rosbife, aquele rosbife enorme e com aquele molho por cima, o cara começou atacando botando uma enorme tora no prato. As outras pessoas começaram a se servir, m tio, uma tia, meu pai, minha mãe, e eu e alguns irmãos lá no final da mesa, preocupados. Sim, porque o sujeito depois de devorara tora de rosbife, começou a elogiar e anunciou que ia repetir a dse, u seja, a tora. Tremi na base, um irmão olhou para mim e piscou o olho, eu já sabia o que deveria fazer. Antes dele cortar a tora, o pedaço, fezmais rasgados elogios ao rosbife, disse que ja tinha degustado (disse essa palavra) muitos rosbifes mas igual àquele nunca tinha provado. Então antes dele cortar a tora, eu disse: - O rosbife só é tão bom por causa do segredo do molho. O cara ficou curioso, se estivesse com bloquinho e caneta iria anotar, então perguntou qual era o segredo do molho. Eu apontei para a cozinheira que estava no quintal de cócoras olhando para o pé de romã e pitando o seu cachimbo, e disse? - Tá vendo aquela nêga véia ali como seu cachimbo? É a melhor cozinheira de Pernambuco e sua especialidade e o rosbife. segredo do molho é que ela quando está cozinhando tamabé fica com o cachimbo num canto da boca e do outro lado escorre uma baba bem grossa que se mistura com o molho e dá esse gosto que o senhor notou. O cara desitiu de cortar mais uma tora do rosbife, ficou amarelo, sentiu um mal-estar, abandinou o prato, conversou bem pouquinho e bateu em retirada.

Minha saudosa mãe me deu uns gritos, me chamando de moleque safado, nojento, sem-vergonha e outros adjetivos. Meu pai ainda se coçou para tirar o cinturão e me dar auma lapadas, mas era um cara que tinha humor e, de repente, coeçou a rir. Riu todo mundo, a cozinheira embolava de rir. Mas eu e o irmão atacamos o resto do rosbife e deixamos a travessa sem sinal de comida ou molho, sem nos importar com a baba da nê véia. Ela era quem mais ria. Nunca esqueci essa molecagem. Saudade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/03/2018
Código do texto: T6292222
Classificação de conteúdo: seguro