O calo do país

Longe de mim querer ensinar padre nosso à vigário, seria uma imbecilidade, pretensão e algo absolutamente ridículo. Sou um cara quase primário, sem títulos, sem lenço, sem documeto, apenas um mero combatente, como diz um amigo aqui do Recanto, das causas perdidas. Ele diz isso se referindo a minha peristência na defesa dos nossos sonhos. É verdade, sou mesmo um defensor desse tipo de causa, um quixote matuto, um caboclo sonhador. E um dos meus sonhos, talvez reflexo de um arrependimento por nao ter me esforçado para adquirir cultura e um curso superior, é justamente a educação. Acho que o calo do nosso país é a precariedade da educação.

Está quase tudo errado no sistema de educação, a começar porque não se faz dela a prioridde das prioridades, como fizeram todos sos países que conseguiram progredir. esncessário enumerá-los. Tem mais: educação nao tem lado político, religioso ou ideológico, promover uma educação de qualidade é um dever do estado, independente do lado político que estea no governo. Outro ponto: qem deve gerir a educação são os educadores mais competentes e nunca políticos.

Estou falando nisso porque abri o velho dicionário, ainda na ortogafia amtiga, o "Houaiss", com algumas folhas caindo e encontrei dentro dele um recortte de uma revista com uma parte de um texto do saudoso profssor Rubem Alves falando sobre a educação. Transcrevo, neste final de noite o teor do recorte:

"Deus é alegria. Uma crianaça é alegria. Deus e uma crianças têm isso em comum: ambos sabem que o mundo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Esta sempre procura companheiros para brincar

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Pássaros engaiolados o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Sópoe sr encorajado".

Mais adiante:

"Se fosse ensinar ma criança a beleza da música não começava com as partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as meodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentosque faem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesmo pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas e as cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas sao apenas feramentas para a produão da beleza musical, a experiência da beleza tem que vir antes".

Acho que hoje não se fala mais em Rubem Alves, Paulo Freire, Darci Ribeiro, Milton Santos... Um tempodesses o ator Frota foi recebido pelo ministro da educação e entregou uma pauta sobre o ensino. O fato foi noticiado e ninguem achou nada demais, afinal é esse tipo de edcador que está sendo prestigiado. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/03/2018
Código do texto: T6287966
Classificação de conteúdo: seguro