O Verdadeiro Sentido das Palavras

O Verdadeiro sentido das Palavras

Gostaria de encontrar o princípio de alguns fundamentos.

Se somos feitos através do amor, por que é tão difícil encontra-lo? Se a alma é imortal, por que é a parte que menos cuidamos? Por que precisamos viver isolados dentro desse mundo repleto de gente que não tem tempo pra ouvir quem está do lado? Por que falamos tanto e não ouvimos, de fato?

Percebo que o diálogo morreu. Morreu no momento em que o outro responde. Sua resposta não é pra quem fala, mas pra si mesmo. Ninguém mais ouve. Nem sequer a si mesmo... Tudo se resume em um grande monólogo. Pessoas andam repletas de desculpas pra adiar o que fede dentro de cada um.

Solidão é sinônimo de doença emocional... Não concordo porque é na solidão de estar consigo, de estar em si que encontramos a cura da alma. Não é fugindo do que se sente que conseguimos ouvir o grito mudo que nos adoece e que, normalmente, ecoa sem ouvir resposta.

Tudo começa na solidão do nascimento e termina uma etapa ao se deixar de viver, dentro da mesma solidão de iniciar e terminar essa jornada. O durante não é diferente. Temos encontros, temos vivências, mas sempre dentro de nós mesmos. Isso explica porque tanta gente concorda e discorda do mesmo assunto. Porque remete a algo em cada um, tem um significado que não é coletivo, mas íntimo, mesmo se tratando de assuntos sociais. Não significa que a vida é individualista, mas que cada experiência é sentida e vivida por cada um do seu modo.

Seria tão mais fácil se não houvesse opiniões diferentes, nem outros modos de vida. Se todos pensassem, agissem e fossem iguais. Mas que aprendizado ficaria dessa mesmice? Que graça teria se tudo fosse branco? Se não existisse o colorido das cores pra fazer de cada coisa, outra coisa? Há tanto pra ser pensado, refletido, sentido e, principalmente, transformado! Aceitação, compreensão e amor são palavras que têm significados, mas que ainda nos falta aprender, de fato, o que nos ensinam.

Viver é uma grande escola... Passar de ano, é um grande desafio! Será que estamos conseguindo conhecer os aprendizados ou a cada sentir, julgar e condenar, nos reprovamos dentro dessa vida que deveria ser boa e justa pra todos, não somente por e para si?

Ouvir deveria ser lei... Acho que no céu deve ser!

Neide Barth
Enviado por Neide Barth em 22/03/2018
Reeditado em 01/08/2018
Código do texto: T6287844
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.