Mel de Mimoso

Se há um município que conheço como as palmas das minhas mãos é Pesqueira, em Pernambuco. É minha segunda pátria, a primeira é Arcoverde onde vivi minha infância e adolescência. Mas foi em Pesqueira onde comecei a trabalhar, casei e vivi a minha vida adulta. É para mim também uma mãe e uma pátria.

Possuo um acervo (gostaram da palavrinha chata?) contendo um montão de velhas pastas onde estão guardadas mais de 10 mil comentários, crÔnicas e textos que escrevi diariamente para o rádio e os jornais dessa cdade. Foi o cronista diário da Rádio Difusora (Jornal do Comércio) por mais de trinya anos. Por outro lado sempre tive um ótimo relacionamento com o povo, notamente com a massa. Assim aprendi e apreendi toda a sua história, folclore, sem de cr e salteado os causos, tenho, por assim dizer, capacdade para bater um papo sobre Pesqueira, acrescentado o que aprendi com o povo do campo nos 30 anos que trabalhei na carteira rural de um banco oficial. Foi com o homem do campo que mais aprendi sobre a terrinha.

Bom, nao vou ficarrelembrando e nem enfatizando que conheço Pesqueira, mas vou contar um causo verdadeiro que não esqueço. Há um distrito da cidade chamado Mimoso é ele que liga Pesqueira a Arcoverde, quem vem do sertçao ou vai par o sertão passa por Mimoso. É obrigatório. Passa e vê na estrada umas banquinhas vendndo pinha (a pinha de Pesqueira é a melhor do mundo), mamão, cocada, banana, laranja, queijo e, principamente mel. Mel de uruçu, italiano, tubina e o ecambau. Mel de verdade e mel"misturado", tão ligados? Turista besta compra demais o segundo. Bom, nos anos 80, uka camioneta grande parou numa barraquinha eo motorista chamou o vendedor de mel. Ele foi e o cara disse: - Euquero um litro de mel de primeira. O sujeito voltou com o litro de mel. O motorista, que era o Frei Fernando que era o lugar-tenente de Frei Damião, advertiu ao vendedor antes de pegar o mel: - Tá vento aquele velhinho todo enroladinho que nem um pneu de carro, é Frei Damião, o mel é para ele, se for bom, você será abençoiado, se não for... Nao terminou, o cara começou a se desculpar, que nao sabia, que o mel nçao prestava, que o Frei o desculpasse e etc e coisa e tal. Esau correndo, voltou e trouxe dois litros de mel verdadeiro. O Frei Fernando fez de tudo pra apagar mas ele nao quis receber. Só aceitou a benção de Frei Damião.

O fato foi verdadeiro, ouvi da boca do vendedor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/03/2018
Código do texto: T6287635
Classificação de conteúdo: seguro