Meu Bom José

Hoje é feriado em Fortaleza. Comemora-se o dia consagrado ao seu padroeiro: São José. Não sei explicar nada em relação às escolhas de padroeiros, dias santificados, nadinha sobre religião. Sou nulo em religião, mas reseptio todas, inclusive as afros, of course.

Mas, mesmo sem ser reliigioso, tenho predileção por alguns santos. Contradição? Em parte, mas também heranaça de minha saudosa e querida amãe que era muito católica, reverenciava alguns santos. Fiquei fiel aos santos dela e que são também os favoritos de muita gente: São Paulo, São João, São Francisco, São Pedro, São Sebastião, Santo Antonio e São José. Há outros, mas menos votados.

Mas o santo da minha predileção sempre foi São José. Acho o mais interessante, talvez porque o menos badalado, não se vê nenhuma discussão, louvação, auê em torno de São José. Um absurdo: até os 30 anos Jesus viveu com ele e Maria. Por qe essa discriminação em torno de São José? Por que a Igreja fez dele um santo menor? Fica registro na história apenas ao fato de ter sido esposo de Maria, de ter acompanhado a esposa e o Menino Jesus na fuga quando da perseguição de Herodes, de fazer parte da Lapinha do fim de ano.

Tudo bem, admito que isso possa se dar em razão de não haver participação dele quando do começo da atuação de Jesus, aos 30 anos, momento que começa suas pregações (pode ser que nessa época José já tivesse falecido, só isso justificaria sua ausência na história do Cristo durante suas pregações até o sacrifício e posterior Ressurreição.

Não se fala do José grande cidadão, carpinteiro, rabalhador, mentor de Jesus, que foi quem. junto com Maria, mais conviveu com Jesus. Sinceramente não concordo que ele seja considerado um santo menor. Mas é um fato. Lamentável. José precisa ser mais louvado.

Aproveito para transcrever a letra de ma canção que gosto muito de Rita Lee, "Meu Bom José":

"Olha o que foi meu bom José/ Se apaixonar pela donzela/ Entre todas a mmais bela/ De toda a sua Galiléia// Casar com Deborah ou com Sarah/ Meu bom José você podia/ E nada disso acontecia/ Mas você foi amar Maria.// Você podia simplesmente/ Ser carpinteiro e trabalhar/Sem nunca ter que se exilar/ De se esconder com Maria// Meu Bom José você podia/ Ter muitos filhos com Maria/ E teo ofício ensinar/ Como teu pai sempre fazia.// Por que será Meu Bom José/ Que esse teu pobre filho um dia/ Andou com estranhas idéias/ Que fizeram chorar Maria.// Me lembro às vezes de você/ Meu Bom José, meu pobre amigo/ Que desta vida só queria/ Ser feliz com sua Maria".

Viva São José, e que São João do Carneirinho, como cantou Gonzagão, peça a São José pra ele dar vinte espigas em cada pé. De milho no meu sertão. Sertanejo cultu São José. Juro. Inté.

PS: Já desmintiram que o carro achado em Minas fosse o usado pelos executores de Marielle. Só vai chamdnoa Scotland Yard.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/03/2018
Código do texto: T6284555
Classificação de conteúdo: seguro