"Olhe para as estrelas e não para seus pés"

Acho arretado demais as pessoas que possuem convicção e defendem suas idéias com argumentos sólidos e sem usar de xiitismo e nem fundamentalismo. Não importa as idéias, crenças, causas. Não importa também se são crentes ou não, ou seja, ateus, aqueles que acrescentam por redundância o qualificativo de materialistas.

Alguns desses idealistas e convictos são, acredito, iluminados. Foi o caso desse extraordinário astrofísico Stephen Hawking que morreu ontem. Além de notável físico, autor de descobertas notáveis e estudos magnifícos, penso que ficou no mesmo nível de Einstein, Galileu, Copernico... , ele foi um exemplo de coragem e superação. Mesmo fisicamente debiitadoe inválido devido a uma doença degenerativa irreversível, condenado pela medicina, ele depois do dignóstico ainda viveu por 49 anos e morreu com, salvo engano, 76. Conseguiu sobreviver com a força da mente e ser produtivo, legando ao mundo uma obra importantíssima e inigualável..

Qualquer fundamentalista ou religioso radical censura o ateu convicto. Vê nele apenas um herege. É um erro. Um erro craso. Sim, porque há ateus iluminados. Foi o caso de Stephen Hawking. Com certeza ele louvou mais a Criação do que pensa a boçalidade, o fundamentalismo e a ignorância dos fundamentalistas.

Adoro uma reflexão dele: "Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Ms podemos entender o universo. Isso nos torna muito especiais". Acho que faz muito sentido...

O interessante é que mesmo com suas limitações físicas, ele não era irascível e nem triste, tinha humor, inclusive fez uma piada arretada sobre a luta do viver: "A vida seria trágica se não fosse engraçada".

Seria bom refletir sobre uma afirmação dele, talvez a mais veemente sobre sua deswcrença numa Força Superior, sua declaração de não acreditar em Deus, mas fez isso de uma maneira admirável e sem deboche ou ofensa nenhuma a quem pensa o contrário: "Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o universo e ningupem dirige os nossos destinos. Isso nos leva ao profundo entendimento de que provavelmente não existe céu e nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande projeto do universo e sou muito grato por isso".

Mas noutra oportunidade ele admitiu em parte a existência de Deus: "Eu nao sou religioso no sentido normal. Eu acredito que o universo é governado por leis da ciência. As leis podem ter sido decretadas por Deus, mas Deus nao intervem para quebrar leis".

Por fim, acho que a afirmação mais contundente dele foi a condenação do falso conhecimento: "O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é ailusão do conhecimento". Inté.

PS: TODOS SOMOS MARIELLE FRANCO!!!!!!!!!!!

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/03/2018
Código do texto: T6280713
Classificação de conteúdo: seguro