Tristes Trópicos

Dois escritores estrangeiros escreveram muito bem sobre o Brasil: Stefan Zweig, o livro "Brasil país do futuro" (1941), e Claude Lévi-Straus, "Tristes Trópicos" (1945).

Acho que o primeiro, apesar de ótimo livro, é meio utópico. O segundo, no entanto, é simplesmente notável, incluwsive o título cai como uma luva para designar nosso patropi, desmistificar, analisar, definir, dissecar o país.

Sim, o Brasil não é o país feliz que se canta em prosa e em verso, não é um eterno carnaval. Aparenta. Isso é uma máscara, fantasia, mentira. Na verdade sosmos o Tristes Trópicos que falou Lévi-Straus.

Somos um país completamente irresponsável, a população vive dopáda, aienada e até as pessoas com mais formação estão completamente acomodadas e inertes ante a situação de quase caos. Como um país onde impera aavacalhação geral e irrestrita pode ser um país feliz? O país do futuro? Não pode. De jeito nenhum.

Vejam bem, até ontem o governo e as elites achavam que o problema do país dependia da realização de reformas, inclusive a previdenciária (o PT não queira tirar o rabo da seringa não porque Dilma chmou um sujeito do Bradesco para realizar essas reformas). Hoje nao é mais. o problema agora se reduz a intervenção militar no Rio de Janeiro. Resumindo: em vez de reformas, estão querendo resolver as coisas com tanque, fuzil, cassetete, bombas e forças armadas nas ruas. Ora, se isso fosse solução bastava rasgar a Constituição e trazer de volta a ditadura militar. Essa intervenção militar não vai resolver problema nenhum, é um factóide destinado a popularizar um governo absoutamente corrupto.O governo, o centro, a esquerda, a direita...

Não, nao dá para acreditar num país onde o presidente está sendo investigado por todo tipo de crime de corrupção, inclusive com os sigilos quebrados, ele, vários ministros e os amigos. Um país cpom a justiça mas confusa do mundo. Confusa, vaidosa e sem noção. U país onde as elites só pensam no lucro, indiferentes a miséria que ronda nas ruas. Um país node a taxa de desemprego sobe assustadoramente.

Não dá para ser feliz vendo essa dezenade candidatos sem id´peias, sem programa, sem nenhuma seriedade, apenas focando no poder pelo poder. Qau o programa? Estão preocupados com fundo partidário e tempo de tevê para iludir os manés.

Pessoalmente sou um véio, liso, doente e sem prestígio nenhum, mas alguém que cansou de tanta hipocrisia, uma hipocrisia geral e irrestrita. Não, naõ somos o país do carnaval, somos o Tristes Trópicos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/03/2018
Código do texto: T6278743
Classificação de conteúdo: seguro