A RESISTÊNCIA DE RESPONDER UM BOM DIA

Ando pelas ruas, entro em estabelecimentos comerciais, quando passo nos lugares públicos,dou um bom dia, é claro , quando a mesma está calma,pois agitada nem pensar, o nos estabelecimentos comerciais, onde estão funcionários e clientes, nos estabelecimentos educacionais, repito o meu ritual, que já se tornou algo automático . mas uma grande parte das pessoas não estão nem ai, me ignoram.

Fico a pensar, o que está por trás do silêncio delas? O que as levam ignorar o outro quando tento ser educado, civilizado, gentil? Tenho um palpite bastante pessoal, que pode está completamente fora de uma análise mais cientificista ou melhor dizendo nada científico, as reações delas nos seus semblantes destilam amargura, raiva, rancor, algum tipo de inveja, insatisfação com suas vidas,pura ignorância , grosseria, ao não responderem se sentem vingadas de alguma forma naquele dado momento.

Tem um exemplo em particular, trata-se das mulheres vistosas,bonitas, que não respondem por achar que vão dar ousadia a quem cumprimentou (homens) empinam o nariz e se afastam dando as costas.Aprendi com o passar do tempo a não olhar para esses tipos de mulheres para não dá cartaz, com se falava nos anos 70 e 80.

Mas essas mesmas pessoas frequentam igrejas, grupos religiosos, reclamam contra a violência,contudo, será que ao não responderem um simples bom dia, não estariam também causando uma violência simbólica? Bem, o conceito de violência simbólica é : "elaborado pelo sociólogo francês Pierre Boudieu , o qual aborda uma forma de violência exercida pelo corpo sem a coação física, causando danos morais e psicológico. Entendo que este conceito se adéqua a mim e muitas outras pessoas sensíveis ,pois quando dou um bom dia e a pessoa não responde fico sem jeito, arrependido de ter dando bom dia, cumprimentado aquele tipo de gente. Fico lembrando da figura algum tempo até esquecer. Então , para mim é um dano psicológico mesmo que momentaneamente .

Este escrito é uma proposta pretensiosa por querer entender o outro lado de quem não se manifesta em responder um bom dia, um simples bom dia. É claro que outras culturas existem também a frieza entre desconhecidos quanto ao seu primeiro contato, e muitas vezes nem se olham, alias, da mesmo forma aqui está ocorrendo, se bem que sem os exageros em países como Alemanha.

Somos um país tropical, somos um país multirracial , somos um país culturalmente bem diferente de uma Alemanha por exemplo, porém, não devemos esquecer que estamos mudando, mesmo que sutilmente estamos nos descaracterizando do que éramos 40 anos atrás.

Continuamos um país alegre? Somos, mesmo com todos os problemas que estamos cansados de saber, contudo, aos poucos bem paulatinamente estamos saindo daquele coração aberto, para uma comportamento da parcimônia , isso se nota mais nas classes médias e nas classes mais favorecidas.

As pessoas estão mais resistente ao outro, claro tem todo um contexto por trás de tudo isso.

inclemente
Enviado por inclemente em 07/03/2018
Código do texto: T6273448
Classificação de conteúdo: seguro