SEIS DE MARÇO (DATA ESPECIAL)

Ontem, seis de março, os pernambucanos comemoraram a Revolução Pernambucana de 1817. A primeira revolução de verdade da nossa história que até promulgou uma Constituição. Tenho muito respeito por essa revolução, mas creio, nao estou exagerando, que uns 95% dos pernambucanos nao sabem nadinha sobre ela. Juro,

Mas nesta data, seis de março, é ainda mais importante para mim e meus irmãos porque era - ainda é - a data do aniversário da minha querida e saudosa mãe, Dona Maria Almira Ferraz Pôrto. Ela faria ontem 99 anos.

Na certa comemoraríamos, seus filhos, a data com uma dobradinha, na certa não feita por ela, com essa idade não poderia mais fazer esse prato tradicional do seu aniversário, teríamos que contratar uma cozinheira ou comprar a iguaria pronta, a qua com muitas cerveas, bebidas quentes e refrigerantes para os abstêmios e crianças. Mas seria uma festa, com risos, lágrimas e atpe discursos. E muita música, ela adorava música.

Hoje nao como mais dobradinha, nem olho para dobradinha, perdeu para mim toda a graça e gosto. Se ver o prato começo a chorar. Na verdade, confesso nunca assimilei a partida de minha mãe. Juro.Não tem um dia que não me lembre dela. Às vezes até rio quando me pego conversando com ela, como se estivessse ao meu lado.

Ontem, à notinha, deppis que unto com uma neta olhamosum álbum antigo de fotografias, vendo fotos dela, eu com os olhos marejados, fpoi na hora que o noticiário local da tevê estava mostrando a solenidade do seis de março na frente do Palácio das Princesas (sede do governo de Pernambuco), políticos, militares, justiça, ricos à beça, clero e, aí, passou um bloco de senhores de paletó e gravata, todos brancos, sem dúvida endinherados, mas todos usando um avental. A neta estranhou, como tinha faladona dobradinha de mãe, ela perguntou divertida: - Vô, esses coroas de avental vão imitar as cozinheirse preparar uma dobradinha para o governador? Apenas ri, mas um irmão meu fez questão de explicar a ela que se tratava do clube do Bolinha onde Luluzinha não tem vez. Nao sei o que ele disse mais, mas a menina ria demais. Fiquei com as minhas saudades de minha mãe, co lágrimas nos olhos e gosto de dobradinha na boca. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/03/2018
Código do texto: T6273272
Classificação de conteúdo: seguro