Pouco Siso

Sempre recordo de minha avó paterna (não conheci a materna), quando ela nos via, eu e meus irmãos e primos, rindo, dizia: - Muito riso, pouco siso! Mas ela dizia isso rindo e, de certa forma desmentido o ditado popular, porque era uma velha muito risonha.

De vez em quando ouço alguém mais adentrado nos anos pronunciando essa frase, mas ao contrário de minha avó, com irritação, São smpre pessoas sisudas, mal-humoradas e tristes. Elas detestam o riso. São adeptas do tal siso pernanente, ou seja, obcecadas por aquela seriedade de marré-marré, uma irritação permanente, uma mania de viver como se estivesse engolindo uma feramenta ou mastigandopimenta ou limão.

Vejam bem, não defendo que a pessoa viva eternamente vendo desenho animado, rindo a torto e a direito, rindo direto que nem cantiga de grilo ou então como o Coringa do filme Batman (mas este o motivo foi outro, o riso era falso).

Mas é muito bom rir. Rir indiscutivelmente faz bem à saúde e à alma, retempera as forças, é algo positivo paca. Se pudesse ria muito, ria a bandeoiras despregadas (odeio esta expressão), gargalhava constantemente. Mas, infelizmente, não posso rir muito porcausa da asma, assim raciono o riso, mas vivo eternamente de bom humor, salvo as arengas políticas e os achaquews com a saúde. Adoro viver alegre, levar tudo na base do alto astral, não desesperar, sobretudo nao odiar. E mandar a tristeza praquele lugar, pra lá de Marraquest, comosempre me diz um amigo que é um cara muito alegre.

Conheço algumas pessoas que não gostam, não gostam não, queodeiam rir. São todas chatas, negativas, um porre. Não, não são más, mas são negativas na medida que cultivam o mau humor constante, vivem curtindo queixas, alimentando raivas, cuspindo fel. É o fim da picada ficar ouvindo só queixas, dificudades, coisas negativas.

Sim, sou alguem que arenga muito, mas politicamente. às vezes, reconheço, exagero, mas a Graças a Deus,não alimento ódios, não sdesejo mal, não me rejubio com a desgraça de ninguém, seja quem for. Assim como diz a música, vou levando, levando esta chama... E correndo léguas de quem não gosta de rir. Sou um cara de pooco siso. Sou adepto do riso. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/03/2018
Código do texto: T6269752
Classificação de conteúdo: seguro