Barroso 7 X 1 Gilmar

Parece que já falei aqui, neste Recanto, sobre um juiz que conheci em Pesqueira: Doutor Leonísio Lopes, me parece que filho de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco. Conheci vários juízes, mas o único que realmente me impressionou por ser veradeiramente um juiz foi esse Doutor Leonísio. Costumava ir ao cartório do registro de imóveis resolver pendências relacionadas com contratos rurais doi banco, inscrição de cédulas, registro de contratos, certidões, conferir minutas e etc e coisa e tal. As audiências eram nesse cartório, ainda náo havia fórum.

Sabedor que eu era de Arcoverde, a porta do sertão e que era meio antissocial, ele começou a conversar comigo, mas apenas sobre causos do sertão, cantadores de vila, folclore, coisas inerentes aos sertanejos. Nunca conversamos sobre justiça, política e nem sociedade. A bemda verdade, o juiz era completamenteavesso à sociedade, não frequntava clube nenhum entidade nenhuma, não tinha aproximação com nenhum figurão da cidade. Aí de quem lhe oferece qualquer presente ou se insunuasse para influir num caso da justiça. Ele achava que fazendo parte da tal sociedade dava margem a esses pedidos e interferências. Estava certo. O tabelião, um advogado, de vez em quando, testemunhei as cenas, tentava saber algo sobre um processo, mas o juiz cortava noato dizendo: - Doutor, juiz só fala nos autos. Nunca esqueci essa frase. Uma verdade abissal.

É dele que me lembro quando vejo a excitação, o frenesi, o frisson de grande parte de juízes e ministros de tribunais palpitando sobre todo assunto, frequentando a sociedade, amigos de figurilhas suspeitas e, principalmente, ávidos por vaidade, microfones, câmeras e holotes da mídia sem-vergonha. Alguns parecem até políticos militantes e ansiando por poder e glória.Que diferença do Dutor Leonísio.

É claro que aoinda existem juizes moderados, cônscios da sua missão, modestos, infensos à vaidade e justos. Um deles que tem demonstrado independência e bom senso, que nao se liga a poder e nem demonstra vaidade obsessiva é o ministro do STF Barroso. Hoje ele foi provocado pelo folclórico e costumeiro falastrão, o Gilmar, que afirmou levianamente que Barroso falava,a pasmem,pelos cotovelos e antecipava julgamentos. Um absurdo, é justamente o contrário. Mas Barroso, em vez de responder via mídia e com estardalhaço deu maisuma lião a Gilmar, apenas emitiu uma nota dizendo:

"Jamais antecipei julgamento. Nem falo sobre política. Eu vivo para o bem e para aprimorar as instituições. Sou um juiz independente, que quer ajudar a construir um país melhor e maior. Acho que o Direito deve ser igual para ricos e pobres, e não é feito para proteger amigos e perseguir inimigos. Não frequento palácios, não troco mensagens amistosas com réus e não vivo para ofender pessoas".

Barroso venceu Gilmar por 7 X1, de goleada. Mas ainda prefiro jupizes como o ´saudoso Doutor Leonísio, aqueles que só falam nos autos, como é de costume nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra, na Suécia... Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/02/2018
Código do texto: T6267264
Classificação de conteúdo: seguro