66-CRONICANDO: A-B-C... (Ensinando meu pequeno sobrinho a ler. Uma experiência gratificante)

Ontem, provei uma das melhores experiências que tive até então. Ensinar uma criança a ler. Bem, ninguém ensina outro a ler em um dia, certo. Mas, o desenrolar, o ato final ou o impulso para voar sob e sobre o mundo das letras, foi ontem e comigo. E qual a palavra? Pé.

Interessante. Juntamos as letras P e E e acontece a mágica: Pé. “Pé,pé,pé... Ah... É o pé da gente!!!! É o pé!!! Sabe aquela expressão de eureca? Foi ela mesma que vi no rosto do meu pequeno Mikael. E, não parou ai. Como estávamos estudando a família do p, fiz outra palavra para ele ler: Papa. “Papa,papapa,pa-pa”. Se esforçou e, de repente, viu sentido naquelas letras: Papa de comer. E pá? “Hum... pá de pegar lixo!” Isso mesmo!

E, por ai fomos desvendando a família do P. Pato, piu, papo,povo, pavão...

Ele está entusiasmado. Quer aprender mais. A mim, só cabe o sentimento de um dever iniciado.

_____________

Ontem mostrei esse texto para meu pequeno Mikael. Quando soube que era sobre ele pediu de imediato que eu o lesse. Enquanto comíamos uma pizza de calabresa ele ouvia o texto e lembrando do dia em que estávamos estudando. Quando terminei ele pediu para ler outros... Tenho um leitor cativo agora. Fora os aqui do recanto, claro.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 19/02/2018
Reeditado em 24/11/2022
Código do texto: T6258639
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.