Escrita: texto tem que ser curto

Posso estar enganado (não seria nenhuma novidade), mas acho que quase nínguém lê mais um texto, principalmente crônica, com mais de 60 linhas (já é muito). Talvez isso se deva, penso (mesmo sabendo que todo penso é torto) à quantidade de textos à disposição do leitor, tempo exíguo, saco para er textos longos etc e coisa e tal. Vejam que o grande cronista Veríssimo escreve crônicas curtas. Ele e outros cronistas.

Mais: o leitor atual, mesmo aquele com boa foração cultural, dá ´preferência a textos enxutos e que resumam çlogo o assunto, saindo logo dos entretantos e entrando nos finalmentes, sem arrodeios, indo direto ao ponto. etalahe: não adianta escrever com raiva e conta pontos botar umas pitadas de humor e irreverência, o mundo á é tão chato, né mesmo? O humor é o molho, a pimenta, o tempero do texto.

Há ainda uma coisinha: o leitor não gosta de pai da matéria, convencido, amostrado, escriba que se autoelogia, que faz do seu umbigo o foco de qualquer texto. Nao se pode forçar a barra. De jeito nenhum.

Não sou bom cronista, não sou nem mais ou menos, sou apenas um caçador de ticacas. Mas como escrevo muito (mais do que devia) sou capaz de avaliar um texto, principalmente os meus, sei quando nao vai agradar. Se eé assim por que escrevo? Porque sou teimoso e meio chato, se tiver vontade escrevo, mesmo sabendo que ninguém vai ler. Mas de vez em quando erro, penso que um texto não vai agradar e pimba!, ele agrada; outras vezes dou uma caprichada, boto um molho arretado e, poke!, ninguém lê.

Como leitor, no entanto, leio tanto os textos mais curtos e com molho quanto os extensos, aqueles que é precso paciência. Mas sei, repito, que o que a maioria gosta é do texto breve e com tempero.

Escrevo croniquetas, mas, hermanas e hermanos, o que gostaria mesmo de escrever seria poemas, infelizmente não levo o menor jeito. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/02/2018
Código do texto: T6254107
Classificação de conteúdo: seguro