É preciso cantar!!!

Quando terminava uma campanha política, eu sempre escrevia para a Rádio Difusora de Pesqueira, ganhando ou perdendo o meu lado político, um comentário fazendo uma paródia da música José, de Drummond, trocando o José por Mané, afirmando que a festa acabou,, a luz apagou e ironizando os manés que acreditaram nos políticos e agora eles estavam na praia descnsando, enquanto eles, os manés, estavam sem festa e sem direito sequer às lapadinhas e tira-gostos fornecidos pelos políticos. Uma maldade, mas necessária.

Também, depois do carnaval, na quarta-feira de cinzas eu escrevia sempre um comentário, mas sem ironizar, mas chamando à atenção. Para isso usava a letra da magnífica música de Vinícius e Carlinhos Lira, A Marcha da Quarta-Feira de Cinzas. Sempre entendi que, apesar da ressaca, era necessário refletir e sr incentivadopor alento, por algo que lembre que a vida continua e que, mais do que nunca, é preciso cantar, lutar, prostar, exercer os direitos de cidadania e, agora, tentar barrar a escalada do fascismo,inclusive o de toga. Mais: que é preciso combater os apetites da casa grande e dos seus capachos. Assim, nada melhor do que relembrar a letra desse clássico da MPB:

"Acabou nosso carnaval/ Ninguém ouve cantar canções/ Ninguém passa mais/ Brincando feliz/ E nos corações/ Saudades e cinzas/ Foi o que restou// Pelas ruas o que se vê/ É uma gente que nem se vê/ Que nem se sorri/ Se beija e se abraça/ E sai caminhando/ Dançando e cantando/ Cantigas de amor// E no entanto é preciso cantar/ Mais do que nunca é preciso cantar/ É preciso cantar e acordar a cidade// A tristeza que a gente tem/ Qualquer dia vai se acabar/Todos vão sorrir/ Voltou a esperança/ É uma gente que dança/ contente da vida/ feliz a contar// Porque são tantas as coisas azuis/ E há tão grandes promessas de luz/ Tanto amor para dar que a gente nem sabe// Quem me dera viver para ver/ E brincar outros carnavais/ Com a beleza dos velhos carnavais/ ue marchas tão lindas/ E o povo cantando/ Seu canto de paz...".

Baixem a música no Youtube, é linda. É uma marcha que incita à luta por uma sociedade mais justa, livre dofascismo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/02/2018
Código do texto: T6253519
Classificação de conteúdo: seguro