Filha do Medo

Acho, sinceramente, que todos temos nossos momentos de fraqueza, e um deles é aquele que agimos impulsionados pela raiva. Só que a raiva não pode virar um hábito, um costume, um vício maldito. É preciso saber separar a indignação legítima da raiva, do rancor, do ódio. Indignação é uma coisa; raiva irracional é oura coisa.

Estamos vivendo um momento,em que, infelizmente, a raiva está substituindo a indignaação legítima. Assim, o debate, a análise, a briga de idéias, o exercicio do confronto democrático está ficando quase impossível. Até a denúncia lastrada por fatos está sendo torpedeada, é respondida com raiva. Estão querendo cassar o protesto cidadão, o exercício da cidadania. Podem pesquisar e chegarão a essa conclusão. Ha um surto de intolerância contraquem pensa diferente do figurino que as eites defendem.

Tem mais: há no país setores que se julgam intocáveis. e você questiona mesmo co argumentos, fatos e e dados, logo é retaliado com raiva e até ódio. Não, não se pode censurar e nem protestar, fzer qualquer questionamento aos "fidalgos da casa mourisca de marré-marré", aos sinhozinhos da casa grande, as castas que se ugam acimados cidadãos comuns. Era só o que falatava, a gente luta, se expõe, sofre durante a ditadura para se obter a liberdade de expessão e, de repente, uma casta de "intocáveis" quer lhe tirar o direito de exercer seus direitos de livre pensare de protestar constitucionalmente, vao logo retaliando que spmos a vanguarda do atraso. a raiva quer dar as cartas e jogar de mão.

Nao nego que às vezes arengo, mas faço isso munido de dados, argumentos, uma opiniao fundamentada e não faço isso com riva e nem com ódio. Faço isso com ndignação legítima, exercitando um direito. Adoro uma frase de Buda: "Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com intenção de atirá-la em alguém; é você que se queima". Mas vibro mesmo é com o que disse o grande Shakespeare: "A raiva é o veneno que bebemos esperando que os outros morram".

Não, não odemos descabar para a raiva insana, nem admitir ser censurados pela raiva de uma casa grande que um dia vai ruir de podre. Sempre é bom com tranquilidade lembrar aos raivosos e metidos a intocáveis que usam a raiva e o ódio para retaliar os que questionam suas ações, o verso magnífico do maior compositor brasileiros de todos sos tempos, o Chico Buarque, uma das vítimas do ódio da casa grande e dos seus capachos: "Filha do medo, a raiva é mãe da covardia". Agora vou tomar uma sopinha de feijão com pão francê, tomar um café e comer um pedaço de bolo e de queio Minas de Cruzília, e depois vou dar uma espiada nas escolas de samba. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/02/2018
Código do texto: T6251288
Classificação de conteúdo: seguro