Reforma da Justiça

Fala-se demais em reformas, mas ninguém fala numa que é muito necessária:a reforma da justiça. Digo isso porque o atual sistema está desgastado e é falho. Mais: os membros do judiciário estão falando demais, fora dos autos, divididos, há uma espécie de frisson danado na justiça. E as decisões são até contraditórias em vários casos. Tem mais u porém: não se admite que a imprensa noticie que um ministro pediu vistas num processo que incluia parente dele possuidor de dosis imóveis e recebendo auxílio-moradia, que esse processo domira cinco anos.

Nao, nao nego, em alguns casos os tribunais têm feito ustiça. Mas em muitos só vai ao encontro dsinteresses do podere dos poderosos. Isso ocorre devido a vinculação dos seus membros com o poder, também devido a leis arcaicas (temos muitas leis mas nao funcionam). A emora no ulgamento de processos do cidadão comum é absurda. Um processo de um grupo de bancários, eu estava no meio, sobre o FGTS demorou 19 anos. Devia até ser cÔmico fatos dessa natureza, mas é trágico.

Acho que a composição dos tribunais em todos os níveis deveria sr feita sem a influência do poder e dos políticos. Tem que haver o critério da competência e d independência, imparcialidade e o copromisso do juiz ou ministro só falar nos autos, e de renunciar a toda espécie de priviégios, como na Suécia.

Confesso, hermanas e hermanos que quando veo pela elevisão aqueles juízes e ministros todos vestidos de preto, parecendo urubus, palpitando, arengando, prolixos e sem dizer coisa com coisa, eu rio e penso que aquilo não é ustiça, mas inustiça. É preciso a reforma da justiça. Ínté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/02/2018
Código do texto: T6249332
Classificação de conteúdo: seguro