Poema e Nódoa

Tenho uma frustração: não ter nenhuma vocação para a poesia, embora seja apixonado os quatro pneus por ela. Acho que a pessoa não vive sem a poesia. Voltaire estava certo quando disse : "A poesia é a música da alma". Bingo! Vinícius afirmou: "Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fz o cimento da minha poesia". Correto. A poesia é vida, está presente em todos os nossos momentos. Alguns possuem o privilégio de transformar os sentimentos em belos poemas; outros, meu caso, não conseguem. Mas a poesia está em todos, sejamos ou não poetas.

Adoro ler e reler poemas. Não me importa se são sonetos, versos livres, quwlquer tipo de poesia, inclsive a poesia em prosa. Para mim basta transmitir a emoção poética. Disse que não tenho vocação para fazer poesia, mas, graças a Deus, possuo sensibilidade para sentir a poesia em qualquer circunstância. A poesia está em tudo, basta senti-la. Mas só os vraeiros poetas possuem o dom de transformar a mat´ria-prima dos sentimentos em poems. Ezra Pound dizia com razão: "Os poetas são as antenas da raça".. Ninguém interpreta com mais exatidão o sentimento de uma gente e de uma terra como os poetas.

Li hoje um texto de um dos meçlhores cronstas pernambucanos da atualidade, Joca de Souza Leão, onde ele cita uma frase de outro poeta daqui do Recife, Everardo Norões: "O poema também é uma fruta, deve ter sabor e, se for o caso, deixa alguma nódoa. Algumas, como a nódoa do caju, para nunca sair. Uma marca".

Não quero perder ou apagar essa nódoa. Adoro um bom poema. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/02/2018
Código do texto: T6244517
Classificação de conteúdo: seguro