Não existe semideuses

Sou um homem velho, sem instrução formal, o único curso que concluí foi o ginasial. Não tenho, portanto, cultura para debater filosofia, sociologia. literatura, economia, piscanálise e o escambau de assuntos acadêmicos, técnicos e científicos.

Mas sou um cidadão. Um cidadão cônscio de seus direitos e deveres. Um cidadão que nos temos da ditadura combateu, dentro de suas limitações, o arbítrio. Por que então não teria direito `opinião? Mais: por que não poderia criticar os poderes públicos? eriam os integrantes dos poderes públicos semideuses? Bambambãs do Olimpo? Por que eu seria menos cidadão que um cardeal, um general, um brigadeiro,um almirante, um uiz, u deputado, um senador, um empresário, um centista ou qualquer outro indivíduo? Que privilégios no que tange à cidadania eles teriam maisdo que eu? O meu voto vale tanto quanto o deles. Os cargos? Ora, os cargos são transitórios e possuem as suas limitações. Mais: quem desempenha umcargo pode e deve sofrer críticas. Detentores de cargos só não sofrem críticas nos regimes totalitários. Será que já estamos de fato e de direito num regime de exceção?

Eu disse aqui, neste RL, numa das minhas arengas, que um juiz é umfuncionário público. Menti? Não, ele é realmente um servidor público. Disse também que o povo é patrão de todos os funcionários públicos. Menti? Não, porque eé o povo quem, com seu trabalho, gera ipostos para pagar os salários dos servidores públicos detodos os níveis. É mentira? Nao, pe verdade absoluta. Falei também que certas castas do funcionalismo público ganham salários altos e, assim, não teriam necessidade de receber penduricalshos. Menti? Não, é um absurdo quem ganha um salário alto er direito a auxílios moradia, representação, diárias, transporte, carro e outros. Que sobre esses penduricalshos nao incide imposto de renda, que isso era uma forma de engordar os sal´rios. Menti?

Falei ainda que o povo tem o direito de protestar contratudo aquilo que julgarerrado, nas ruas, nas praças, nos locais de trabalho, em todo canto. Que o povo é o soberano da nação. Disse por fim que voz do povo é a voz de Deus. Vou continuar dizendo isso porque é um direito meu, não piso em ovos, nao temo arreganshos de ninguem. Não sou cidadão pela metade. Sou pacífico mas medo só tenho de almas do outro mundo e dos castigos de Deus. Não, não sou mofino e nem proovocador, sou cidadão. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/02/2018
Código do texto: T6242609
Classificação de conteúdo: seguro