E m p o d e r a m e n t o

Infelizmente teimei em tomar umas e outras hoje, forcei a barra falando e rindo muito, e o resultado foi que a asma me pegou de jeito, tive que usar a bombinha várias vezes, fiquei tremendo que só vara verde, e de mau humor. Mas tinha que dar uma saída para desanuviar, estava muito jururu. Assim, estou escrevendo esta maltraçada chateado e ainda meio bambo, radical além da conta.

Veam bem, li uma porrada de livros, a maioria romances, mas tamabém obrasde Josué de Castro, Miton Santos, Darci Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freire... E, hermanas e hermanos, em nenhum deles encontrei essa danada dessa palavrinha "empoderamento", não usaram o verbo empoderar. Não existia para eles esse tal empoderamento. A obra deles ficou menor? Mas talvez tenham usado e eu esteja esquecido, mas o danado é que quando encontro uma palavra esquisita eu grafo, e nao me lembro dessa tal palavra.

Mas se os grandes autores não usaram, hoje a maoria dos que escrevem não deixam de colocá-la várias vezes em seus textos. Hoje li um texto deum sujeito, umas 30 linhas e ele usou oito vezes a a palavra empoderamento. Virou moda Vou ser grosseiro:acho que os intelectuais usam mais a palavra empoderamento nos seus escritos que os jovens o vocábulo caralho. Pegou mal? Mas éverdade.

Longe de mim estar criticando que usa essa palavra, mas acho algo forçado, como se fosse uma maneira de dizer que eé politicamente correto, qu está em dia com a cidadania. Seria uma carteirinha de cidadão consciente, masa palavra anão está no dicioanario (nao no meu Mini Huaiss), deve ser importada da matriz dos EUA u Inglaterra, e aqui aportuguesaram, não sei, mas deve ter sido isso.

Vou, nesta arenga dominical, lembrar algo que á coloquei noutra maltraçada. Quando e era revisor do Correio da Manhã, Graciliano Ramos detestava certas palavras. Certo dia encontrou num texto de um acadêmico da ABL a palavra outrossim. Não teve dúvida, riscou de lápis vermelho e escreveu na margem: "Outrossim é a apauta que o pariu". Vamossupor que ele ainda vivesse e encontrasse a palavra empoderamento, o que faria?Mais: depois de riscá-la o que escreveria na margem. Seria ainda mais radical.

Detestoessa apalavra empoderamento. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/01/2018
Código do texto: T6238887
Classificação de conteúdo: seguro