Viver e Lutar

Acho que Calderón de La Barca fez apenas uma alegoria sobre a vida, talvez, penso, tenha sido sua intenção só salientar o quanto a vida é cheia de absurdos, quando afirmou que a vida é sonho, e os sonhos, sonhos são. Sim, porque a vida não é de jeito nenhum um sonho, mas uma realidade. A vida é difícil, Guimarães Rosa disse que viver era perigoso. Bingo! Mas ainda assim, mesmo sendo difícil e perigosa, a vida é bela. Belíssima.

No entanto, ha quem desperdice parteda vida fazendo a apologia ao ódio, à raiva, ao rancor e, principalmente à discriminação aos que vindo de baixo se projetam.

Sim, há ua raiva incontida e vassaladora ontra os que ascendem na vida vindo da massa, dos excluídos, de dentre os marginalizados pela sociedade crue, pela casa grande. Esses fascistas, elitistas e racistas não se conformam com a projeção e a capacidade desses raros personagens vindos de baixo. E a raiva se transforma em ódio quando esses personagens usam o espaço de poder que ocupam para ajudar seus irmaos excluídos a se levantar. Acham quei isso é pecado mortal porque atentacontra sos interesses d casa grande, uma ousadia, ua fensa à sociedade estabelecida. Uma subversão.

Que fazem? Usam todo o seu arsenal de maldades, inclusive os seus paus-mandatos e capachos. E tope armação, torpeza, maldade, mentira, calúnia e cosnpirção no breu das tocas da casa grande. O seu maior aliado é parte d casa grande: a mídia fascista e canalaha, s meios de comunicação de massa, odos eles nas mãos dos que odeiam a ascensão do povo.

Tudo que estou dizendo faz parte da história e ja foi dito por Eduardo Galeano, Darci Ribeiro, Josué de Castro, Milton Santos, Rubem Alves, Paulo Freire...

Infelizmente não vejo a curto przouma saída. Mas, graças a Deus, vejo que já existe uma certa luz,um despertar, uma parte do povo se rebelando, querendo quebrar as correntes. Ninguém freia a história, mais cedo do que se pensa poderemos construir uma spociedade nova, uma sociedade livre do domínio da casa grande. Uma sociedade sem senzalas e, quem sabe, sem casa grande. Amém. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/01/2018
Código do texto: T6235982
Classificação de conteúdo: seguro