Frisson covarde

Sou um homem do sertão,um velho, sem títulos, sem diplomas, sem riqueza, liso, sem lenço e sem documento.Mas, graças a Deus, sou um homem digno quesabe respeitar os outros, inclsive seus desafetos, sou incapaz de rir e de desdenhar das dificuldades dos meus semelhantes, de tirar sarro, de humihar, de ofender, de pisar. Sei respeitar os que pensam diferenete, sempre soube. Jamais na minha vida ri do rvés de ninguém, nunca fui acometido por esse frisson covarde. Passei minha infância e adolescência na cidade de Arcoverde, estado de Pernambuco, vivi mais de 40 anos em Pesqueira, duvido que algupem dessa regiao aponte um exagero que cometi rindo de adversário ou exagerando na euforia de alguma vitória. Escrevo sob pseudônimo, Dartagnan Ferraz, mas meu nome é William Pôrto, podem indagar na minha região sobre minha pessoa.

Vou ser maia expícito e claro, acho uma covardia inominável essa euforia para agradar ao mais forte, para humihar o mais fraco, para ficar de bem com a casa grande. Nada tenho contraquem é rico ou tem poder. Mas não são mais do que eu de eito nenhum, seja empresário, banqueiro, militar, juiz, ministro, bispo, general ou o escambau. Por que teria medo deles? Era só o que faltava, um cidadão digno com medo de outro.

É muito fácil bajular quem estar or cima, as autoridades, éfácil rir de quem está em dificuldade. Difícil é ser gente, ser honrado e digno em qualquer circunstância.

Para mim a honra é a poesia do dever e ouco se perde quando não se perde a honra. Não perdi a minha. Não me interessa se quem perdeu ou ganhou é verde, amarelo, azul, vermelho, branco ou preto. Respeito quem ganha e quem perde. Mas respeito mais quem perde, seja de que lado for. A mi repugna alguém servindo de capacho. E agora há um verdadeiro frisson de bajular juízes. Acho algo ridícuko e baixo. Um homem não bajula outro. Para mim um juiz é um funcionário público, Tem suas obrigações como eu tenho as minhas. Nãoé melhor em nada do que eu.

Acho que algumas pessoas que estão em êta bajulando e servindo de capacho deviam sossegar a periquita,até porque a vida é uma roda-gigante quem está em cima desce e quem está em baixo sobe. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/01/2018
Código do texto: T6235404
Classificação de conteúdo: seguro