Dom Hélder e os julgamentos

No momento em que uma parte das pessoas estão se arvorando em justiceiros e em que há evidências de um ódio avassalador de se julgar sem provas cabais (esquecidas do que disse Quevedo, "quem julha por ouvir dizer é orelha e não juiz"), é preciso se lembrar o qe disse - e sempre repetia - o Dom do Amor, Dom Hélder Câmara, vou transcrever uma crônica que ele escreveu no tempo da ditadura e foi censurada:

"NÃO JULGUES E NÃO SERÁS JULGADO"

Dom Hélder Câmara

Com que facilidade nos todos julgamos, condenamos e fazemos nossos comentários, ferindo, de cheio, a discreçãoe a caridade...

Crsto bem que avisou: "Não julgue e você não será julgado. Cm a mesma medida com que você medir, você será medido".

Quer dizer que, em rigor, poderíamsos escapar do julgamento, Se passássemos pela terra, sem julgar, quando chegássemos, tímidos, diante do Juiz, Ele nos surpreenderia, dizendo: "Não, você naão será julgado, porque, na terra, você não julgou"!...

Ao conrário, parece até que queremos ser julgados no miudinho, no picadinho, pois julgamose condenamos até erros miúdos, cometidos por nosso irmão.

E no entanto, Cristo tem pra lá de razão: - nós não temos condições de julgar...

Para julgar seria necessário estar dentro da criatura e acompanhá-la, desde o nascimento, medindo as influências positivas e negativas que condicionam o procedimento de hoje. Mais ainda: como cada um já traz sua herança, seu equipamento hereditário, seria preciso conhecer, de pertoe or dentro, até pais e avós...

Há muito quem diga: "Eu não julgo: eu vejo. Quer que eu não veja?". O que é que nos vemos? Vemos a fachada. Nenhum de nós mergulha no pensamento e no coração das criaturas.

E isto de ver só o lado de fora engana muito: pode haver cara de santo e o íntimo ser uma miséria, e pode haver cara de aparência suspeita e o coração ser muito bom.

Deus permite que, tantas vezes, sejamsos julgados de maneira errada, para ver se nos convencemos de que eé impossível julgar os outros.

Quando diante de nós, a voda do próximo for estraçalhada, em parecer que julgamos e censuramos os que jogam pedradas, sem parecer que nós somos os bonzinhos, os santinhos, lembremos alguma qualidade bia, de quem está sendo apedrejado... E que ninguém alegue que há pessoas que so têm maldade. Isto é simplesmente impossível. Ninguém, absolutamente ninguém é, ruindade, cabeça aos pés...

Quem não precisa de Misericórdia de Deus? Por que não assumir uma atitude larga e generosa preparando nosso julgamento generosos e largo?...

Quando nos conveceremos de que, neste Mundo, há muito mais fraqueza que maldade?... Basta alembrar a atitude de Cristo para com os seusalgozes no Calvário... Eles não fizeram apenas matar o Cristo. Há humilhaçõs piores do que a morte: Ele recebeu bofetadas e escarros no rosto; fi deixado despido, diante da multidão. Quando se poderia pensarque ao menos aqueles seriam severamente castigados; quando se poderia pensar que ao menos sobre eles Cristo pediria fogo do Céu, o Mestre disse ao Pai:

"Pai, perdoai: eles não sabem o que fazem."

Um pensamento capaz de resumir toda esta Meditação e digno de ser guardado para o resto da vida, éo aviso deCristo:

"Bão julgue e você não será ugado. Com a mesma medida com que medir, será medido".

PS. Meditem sobre o que disse Dom Hélder. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/01/2018
Código do texto: T6233286
Classificação de conteúdo: seguro