Mobral bestando sobre literatura

às vezes fico assuntando a maçaranduba do tempo, bestando, matutando e, como todo véio eio caduco e mobral, colocando algumas minhocas na cabeça e variando...

Uma das besteira que fico falando para os meus botões, são raros os que ainda existem no casaco do piama, é a opinião de que Machado de Assis. Balzac, Tólstoi, Cervantes. Thomam Mann e outros monsros sagrados da literatura não escreveriam, hoje, todas as suas obras-primas. Motivo: não teriam o tempo, a paz, o sossego, o turbilhão de opções de lazer, prazeres e !afazeres" impostos pela vida moderna. Ainda mais: teriam à sua disposição uma mutiplicidae de livros, músicas, peças de teatro, rádio, televisão e internet para distrai-los e tomar seu tempo (juro qie ia escrevendo que esses trecos distrai-los-iam, ia cometendo uma temeridade do golpista, a peste da mesóclise).

Escrever hoje, penso, é muito mais difícil. Tem mais: todas a as grandes bras ajá foram escritas. Tdo que se esreve hoje é baseado em obras do passado. Outra coisinha: como Tolstoi escreveria seu Guerra e Paz? Mesmo que escrevesseninguém leria; A lieratura de hoje que desperta um certo interesse e da autoajuda, pornô e erotismo e violência e superheróis, descrevendo efeitos especiai. A lieratura de verdade está agonizando. Não há mais assuntos que despertem ineresse e, ior, não há mais leitores.

Fca difícil alguem ler um livro de 200, 300 ou 400 páginas. Nao raro não se lê nem de cem. Hoje só se lê resumo, sinopse, orelha de livro,e-mail, boato, fuxico, putaria, e-mail, face, zap quando muito alguma crônica, mas o texto tem que ter no máximo 60 linhas, passoou disso a maoria nao lê. Dói, constrange, revolta e entristece mas é verdade.

A tecnologia, a mídia e a sociedade de consumo estão fazendo com a literatura muito pior que a inquisição e o nazismo e outros totalitarismos, está deletando totalmente, trando do mapa.

Podem fazer uma pesquisa no entorno de vocês, enytre parentes, conhecidos e até professores. Só se lê resumo e o que sai nas redes.Nem jornais e revistas a maioria das pessoas lê.

Era ua vez uma cidade chamada Macondo. Com certeza hoje Machado de Assis não emplacaria nem a fascinante Capitu. Nao mudou Machado, quem mudou foi o mundo. Para pior. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/01/2018
Código do texto: T6231986
Classificação de conteúdo: seguro