Debutantes

Uma amiga mandou para mim uma foto que tem quase sessenta anos, ela no baile das debutantes. Nadacomo uma foto antiga para reavivar a memoria.

Era uma tradição do passado - acho que hoe nao existe mais - o baile das debutantes, era um dos acontecimentos marcantes dos anos duorados. Juro.

Eram as festas e que as meninas-moças que competavam 15 aninhos, debutavam. Era um acontecimento. Fascinante. Um episódio que ficaria para sempre nas mentese coraões dessas adolescentes e, claro, na memória afetiva dos país e demais famailares delas.

Debutar significava ganhar uma espécie de carta de alfórria que dava direito a essas mocinhas feqentarem baies e toda espécie de acontecimentos sociais, inclusive os fmosos "assustados".

Além disso, com seus 15 aninhos as mocinhas deixava definitivamentea brincadeira de bnecas esimilares por u esporte muito maisemocionante: os namoricos e namoros propriaente ditos.

Há que se destacar quenem só as moças fihas dos ricos e remediados debutavam. Não, todas tinham direito a u essa festinha, talvez e clubes distintos, mas com a mesma emoção, magia e sonho.

Muitos foram - ainda são - criticos veementes dessa tradição do passado. Achavam -ainda acham - que era algo supéfluo que só alienava as adolescentes. Mas, hermanas e hermansos, avida é fugaz, e dela só levamos os bons momentos. Por que nao aproveitá-los? Que mal fazia a mocinha viver um sonho acalentado a tanto tempo? Mais: que mal faz sonhar?

Sim, era lindo ver aquea mocinha antes tão acanhadinha e escondida, e repente aparecer linda que nem uma artista de cinema, esbanjando charme e sedução, sob os ohares cobiçosos dos futuros romeus? Era um momento que lembrava os contos de fada, especialmenteo da Cinderela. A bem da verdade as debutantes tinham muito da Cinderela, só não perdiam sapatinho no baile.

Disse a amga, pelo telefone, que me lembrava direitinho do baile e que ela debutou, até quea Orquestra que tocou foi a Natambijara de Pesqueira. Mais: disse que a musica que serviu de fundo musical ara o desfile foi Moonlight Serenate, de Glenn Miller, e que a valsa, ora a valsa, foi a do Imperador.

Ah, que saudade do tempo das debutanates. Ah saudade... Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/01/2018
Código do texto: T6231224
Classificação de conteúdo: seguro