Democracia não é fantasia e nem factóide

Quase todas as pessoas se dizem democratas, até os fascistas e os totalitários de todos os naipes, além dossantinhos do pau ôco e dos sepulcros caiados.

Mas na Hora H, na hora da onça beber água,na hora das prova do nove, na hora de provar que são democratas de verdade, dão com os burros n'água, cagam na bota, tiram a máscara, despem a fantasia, a ficha cai e se revelam antidemocratas. Ou democratas em compotas.

Democracia nãoé figura de retórica e nem factóide. Não é fantasia e nem gambiarra para enganar o povo. Democracia é algo que se vive diuturnamente, não só na política mas em todosos nossos atos e relacionamentos.

O democrata é alguém que respeita a opinião dos outros, que admite o contraditório, que não ofende os que pensam diferente. A emocracia é, portanto, o embate de idéias, o debate, o falar e ouvir. Mas sobretudo é o não calar. Nem tampouco calar ningué.

Democracia é o convívio pacífico dos contrários. O combate das idéias sem desforço físico e sem o componentedo ódio ou da retaliaação.

Adoro ma frase de Voltaire: "Posso até não concordar co ua palavra do que você diz, mas defendo até a morte o seu direito de dizê-lo".

Na minha opinião, a democracia é o regime em que um diz e o outro diz, em que um diz e o outro tem o direito de contraditar.

Democracia nãoa é fantasia e nem factóide,. Viva a Democracia. Inté.

PS: Cadê Eninha ibeiro? Tô com saudade.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/01/2018
Código do texto: T6230393
Classificação de conteúdo: seguro