"Viver é perigoso!"

Estava certo Guimarães Rosa quando, pela boca de Riobaldo, disse que viver era perigoso. É sim, viver nunca seráapenas uma brincadeira. Viver é difícil, uma aventura. Principalmente quando se vive, quando não se vegeta (como tem gente apenas vegetando!). Viver não é uma doçura, a vida é meio amarga, não é garapa. É vinho. Evinho é amargo, por isso é bom. O vinho é amargo porque tem o gosto da vida. Esse amargo não tem gosto ruim. Esse amargo é resultado da pimenta, do limão, das ervas, do azeite, do tempero. Comida sem tempero é insossa, é comida de hospital. Viver sem o prazer da aventura é uma vida tediosa, uma antivida.

Quem vive de verdade não pode ser santo. Sim, porque vivendo sempre pecamos. E pecamos paca. O pecado faz parte do show da vida. E é pecando que também exercitamos virtudes. É do duelo entre o pecado e as virtudes que se forma o caráter e o valor de cada um. E priu.

Respeito muito os que vontade própria se enclausuram e se isolam da vida e, assim, pensam virar santos. Discordo da pretensão: como virar santos sem se expor as intempéries e tentações do cotidiano? É fácil não pecar trancado num claustro. Facim facim... Difícl é na luta da vida em meio aos perigos, as tentações eo escambau de dificuldades. Não, não há santos, talvez uma meia dúzia, são como agulha no palheiro, mas heróis na vida conheci muitos.

Concrdo que viver é perigoso, difícil, um caminho cheio de armadilhas, tentações, diciculdaes..., mas a vida é linda, gostosa, com aquele amargor dos bons vinhos. A vida, hermanas e hermanos, é uma dádiva de Deus. Graças a Deus vivemos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/01/2018
Código do texto: T6229492
Classificação de conteúdo: seguro