Bagaço doce

Fico fascinado com as pessoas que, mesmo perseguidas, humilhadas, ofendidas, injustiçadas, caluniadas e vítimas de toda sorte de maldades, preconceito e ódio avassalador, ainda se cnservam serenas, tranquilas de bem com a vida e são, pasmem, capazes até de perdoar seus algozes, sem nutrir nenhum tipo de sentimento de forra, revanche, retaliação, vingança. São criaturas imunes ao ódio, sem rancor, mas, pasmem de novo, também não possuem medo e são altivas. Mais: capazes de em qualquer situaação adversa levanytar edar a volta por cima.

Essas pessoas fazem a diferença, iluminam. Elas acrditam na esperança - o sonho do homem acordado, saem que mesmo à beira do abismo há sempre um moranguinho, uma possibilidade de esperança, uma saída, um caminh para evitar aviolência e o caos.

Pessoalmente não sou como essas pessoas, não possuo essa leveza e nem esse sentimento do perdão, muito menos essa capacidade de serenidade e de tanta esperança, não su cpaz de gestos largos de compreensão e conciliação. Acho que essas pessoas são, por assim dizer, seres de luz. Predestinados, verdadeiros cristãos, iluminados.

Elas, as perseguidas e caluniadas capazes de manter serenidade e dar a volta por cima, foram muito bem definidadas por Dom Hélder Câmara:

"Há criaturas como a cana, mesmo postas na moenda, espermidas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura".

Um desses bagaços, massacrado e triturado diuturnamente é o Lula. Ele consegue manter a serenidade, a doçura, a leveza e a esperanaça. É um bagaço doce. Já seus algozes só inspiram ódio vingança, maldade. O Lula não inspira ódio, só paz. Mas sem perder a altivez jamais. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/01/2018
Código do texto: T6227479
Classificação de conteúdo: seguro