Vida e Existência
 

Vejo a efemeridade da vida neste plano de tempo e espaço apenas como um requisito cíclico da Existência, esta sim, eterna. Nossos projetos pessoais, longe de se restringirem ao tempo de uma vida, deveriam se ampliar, para abranger a infinitude da Existência, assim como a visão do aluno consciente não foca somente o primeiro período do curso que elegeu. 


Um projeto de Existência deve ser entendido como a educação de uma criança, em que os pais conscientes lhe permitem o aprendizado através do dissabor das consequências de seus atos impulsivos, assegurando que nas etapas seguintes de seu desenvolvimento ela não repetirá os mesmos erros.

 

Só assim as circunstâncias da vida, boas ou más, assumem seu verdadeiro papel de mentoras da Existência, e não o de castigar seus protagonistas. Só assim, o aprendizado, próprio ou o de nossos semelhantes, com ou sem sofrimento, será acolhido como um momento de glória, de aproximação do espírito - a meta de cada ciclo existencial que chamamos de vida.

 

A descrença e a revolta suscitadas pelas experiências dolorosas desta pequena etapa da Existência, é fruto da ignorância de que tais vivências, sejam elas prazerosas ou sofridas, são apenas caminhos pessoais e distintos, mas que conduzem, todos eles, à mesma realização de nossa consciência em Deus.


Meu sentimento de compaixão pelo sofrimento humano é muito intenso; porém, é semelhante ao que se tem pelo sofrimento da mãe no momento de dar à luz seu filho. Sob este aspecto, qualquer que seja o calvário de cada um, dele nascerá, inevitavelmente, uma criança... robustecida, saudável, consciente, sábia, amorosa, com sua energia vitalizada para seu papel de colaborador no processo de crescimento do ser humano, nossa verdadeira missão neste Universo.