Desabafo de leitor de Joyce

Na vida. certamente devido à idade, já testemunhei muitas cenas hilárias. Algumas esqueci, mas há as inesquecíveis, aquelas que me fizeram rir demais, inclusive gerando crises de asma (nao posso rir muito). Várias dessas cenas fui testemunha ocular, inclusive, infelizmente, no tempo que inexistia a bombinha, assim era obrigado a curit a crise e apenas tomava cachetes de Asmac e Fiinasma.

Uma dessas crises de asma foi gerada por uma cena hilária aconytecida anaua pracinha de nossa cidade, onde depois da sessão do cinema a gente se reunia numa espécie de "Senadinho", ficávamos batendo papo e, não raro, depois de uma meia hora rumávamos para a zona.

Lembro até do filme que havíamos assistido, salvo engano foi "A Condessa Descalça", com Ava Gardner (o nome do personagem era, mais uma vez sakvo engano, Maria Vargas). Estávamos encantados com a personagem, que no filme havia sido assssinada pelo marido, um conde italiano que nao podia ter relações sexuais porque fora vítima de um ferimento de guerra, e que flagrando a esposa tendo escpadas com um tourereiro, mata-a por amor. Um amor rigoroso demais. Bom, no momento em que estavamos nesse papo sobre Ava Gardner ou Maria Vargas, chegou eufórico e excitado um amigo nosso, um cara que vivia lendo, devorando romances e que, por isso, nçao tinha tempo para os folguedos próprio da idade, caso de namoros, sarros e visitas à zona. Ele gostava de gabar dos livros que lia, tentando nos impressionar. Nesse dia disse em alto e bom som:

- Afinal, amigos, consegui ler o Ulissses, da James Jpyce, o maior clássico da literatura. Li-o e entendi. Vocês deviam fazer o mesmo, basta tentar.

Um dos componentes do senadinho era um sujeito que de literatura só lera gibis, Manchetes Esportiva e os livros de Cassandra Rios e Adelaide Carraro, eu tinha ido mais longe havi lido "A Carne", de Júlio Ribeiro; Era a npssa literatura. Entao esse amigo que nem sabia quem era Joyce gozou o literato de forma politicamente incorreta (na aépoca não existia isso):

- Você leu muitos romances que ninguém leu, se acha o tal, mas é apenas um merda donzelo, um sujeito com 19 anos que nunca viu uma xoxota e nunca trepou com uma mulher. Que daianata ler tantos livros se não prova da fruta boa. Vá ver que esse Joyce deve ser ruim de pegada. Bicho, vai conhecer uma mulher, é melhor que ficar batendo punheta intelectual.

Pela primeira vez o literato perdeu as estribeiras, ele nunca falara um palavrão e não foi dessa vez que falou, mas mandou ver um desabafo:

- Toinho, seu grosseirão, vá tomar no ÂNUS!

Ninguém aguentou de tanto rir, eu ri tanto que tive uma crise de asma. Foi a primeira vez que víamos um cara da nossa idade chamar cu de ânus. Ainda hoje esse caa não fala palavrão, mas continua intelectual, deixou apenas de ser donzelo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/01/2018
Código do texto: T6225979
Classificação de conteúdo: seguro