"Joga bosta na Geni!"

Aquees que gostam de er conhecem sem dúvida o conto "Bola de Sebo", do francês Guy Maupassant. Sabe também que o espetáculo "A Ópera do Malandro", de Chico Buarque de Holanda, foi baseada nesse conto.

No conto, uma prostituta, Bola de Sebo" foge numa carruagem com um grupo de freiras e alguns burgueses, fogm dos prussianos. Só que apenas Bola de Sebo leva comida. Solidária ela partilha com os preconceituosos que acveitam com desdém, mas comem toda a comida. Depois para fugir do cerco dos soldados incentivam a prostituta a ceder aos apetites de um oficial prussiano. Resultado, a turma foge, despreza que lhe saciou a fome e salvou a vida, deixando para rás a infeliz Bola de Sebo.

No seu espetáculo Chico substitui a prostituta por um travesti, e coloc um Zepelim e um ofical nele. ica nos trinques o espetáculo, ele queria fazer uma alegoria contra a ditadura, E conseguiu. Para o espetáculo ele compôs uma canção maravilhosa, "Geni e o Zepelim", que diz no refrão: "Joga pedra na Geni!/ Joga bosta na Geni!/ Ela foi feita pra apanhar!/ Ela aé boa pra cuspir!/ Ela dá para qualquer um!/ Maldita Geni!"

Na minha opinião, a Bola de ebo ou a Geni de hoje, sem nenhuma dúvida, é a nossa Constituição. Ela que snos deu garantias, avanços na cidadana, direitos, que reconheceu os direitos históricos dos índios à terra, dieitos das minorias,que nos garantiu uma pátria soberana, enfim, a Constituição Cidadã como a cognominou Uisses Guimarães (que na solenidde de sua proclamação disse em algo e bom son: "Traidor da Constituição é traidor da átria"), está hoje sendo desfigurada, agredida, vilipendiada, arranhada, torturada, remendada, sendo extirpada de direitos adquiridos, tendo excluído de seu corpo a soberania, transformada numa reles colcha de retalhos, sendo mortificado por um grupo de golpistas sub judice, essa Constituição nao merecia viver essa fase Geni. Estão ogando bosta na Constituição. Eestão fazendo isso publicamente, escancaradamente, soba vistada justiça, da sociedade, de todo o povo. Não tem ninguém defendendo a Constituição como não teve ningupem se apiedando da Bola de Seboi do Conto e nem da Geni do espetaculo doi Chico.

Que fim triste o da Constiruição, até o artigo que proibia a nomeação de ministros com moralidade questuonada está sendo piosoteado. Deram um golpe de estado branco, afrontando a Constituição, o mundo inteiro condenou, menos os vips da carruagem em que viajava Bola de Sebo.

Que ninguem diga que não está sabendo que a Constiuição está se trasnformando na Geni. Os traidores da Constituição estão urrrand esfóricos: "Joga bosta na Geni!". Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/01/2018
Código do texto: T6224343
Classificação de conteúdo: seguro