Mágoa e ódio

Não se pode esconder a mágoa, ela marca qualquer um com um ferrete. Quem sente mágoa não consegue disfarçá-la. A mágoa maltrata, entristece, causa desalento.

Mas a mágoa não é´ódio. Pode ser meio caminho andado, mas, repito, nãoé ódio. É ressentimento, mas nãochega a ser o danado do odio. Não é uma raiva avassaladora e nem incita à vingança, ao troco, à forra. A mágoa é mais uma decepção. Uma grande decepção que sentimos ao constatar um ato de omissão, covardia, desatenção e falta de solidariedade praticadopor alguém em quem desositávamos inteira confiança. A mágoa podeser causada por uma atiitude de fraqueza ou medo de um amigo, parente, companhero de trabalho e etc e tal e coisa.

]

A mágoa é sempre causada por pessoas que gostamsos, por isso é dolorido o seu efeito. São essas pessoas mais chegadas que nos causam decepções que nos levam ao sentimento da mágoa. Exemplo, quando vivemos um grande problema, eles desaparecem, se invultam, fogem, se omitem... Isso gera a mágoa, saber que essas pessoas eram covardes e não tinham por nós a amizade que nos penávamos ... Dói paca;.

O agente da mágoa é, não raro, um infeliz e recalcado. Assim difine Simone Weil: "Magoar alguem é transferir para outrem a degradaçao que temos em nós". Exato, quem magoa é um sr degrdado..

Mas a verdade é que a magoa nos deixa em estado de desalento, meio perdidos. Shakespeare tinha razão: "A mágoa altera as estações e as horas de repouso, fazendo da noitedia e do dia noite". Exato. Agente fica meio grogue.

Sei que a mágoa não é o ódio, não gera esse danado, mas não consigo mais conviver bem com quem me magoa, não tem jeito, sou alguém incapaz de perdoar, relevar, aceitar a fraqueza, o medo, a falta quegera atos mipudos e covardes. Quando algupem me magoa eu lembro o verso do Chico: "Por favor deixe em paz meu coração/que é um poteatpe aqui de mágoa/ e qualquer desatenção/ faça não, pode ser a gota d'água".

A mim ninguem magoa duas vezes. uro. Inté,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/01/2018
Código do texto: T6221272
Classificação de conteúdo: seguro